Governo entrega equipamentos de radiologia para unidades de saúde

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), entregou nesta quarta-feira, 7, nas unidades de saúde de Rio Branco que trabalham com o serviço de radiologia, insumos para garantir a qualidade do serviço. Os materiais também serão entregues nas próximas semanas aos outros 21 municípios acreanos.

Os equipamentos são: exaustores para câmara escura, sinaleiro, negatoscópio, lanterna especial para câmara escura, porta-avental e itens específicos para mamografia. Foto: Odair Leal/Secom

Na entrega realizada no Centro de Controle Oncológico do Acre, (Cecon) um pequeno aparelho chamou a atenção, o dosímetro, que não chegava à unidade há cerca de dois anos. Ele fica junto ao corpo do servidor e mede sua exposição à radiação.

“É importante para a saúde do profissional, pois mensalmente é analisada e informada a quantidade de radiação à qual o técnico foi exposto”, explicou a técnica de radiologia do Cecon, Alcilene Santos.

O dosímetro fica junto ao corpo do servidor. Foto: Odair Leal/Secom

Os dosímetros, por enquanto, serão entregues apenas às unidades da capital: “Por uma questão de entraves burocráticos, ainda não conseguimos levá-los para as unidades do interior”, relatou o responsável pelo Setor de Radiologia do Departamento de Apoio e Diagnóstico, Cleilton Lima.

Mais de 10 anos esperando

Gerente administrativo do Cecon, Mário Penteado. Foto: Odair Leal/Secom

“Estou no Cecon há dez anos, e tínhamos dificuldade em relação a esse material, que vai ajudar em 70% no que a gente precisa”, destacou o gerente administrativo do Cecon, Mário Penteado. Além disso, os equipamentos são de suma importância para a retirada dos alvarás de funcionamento.

Compromisso

Responsável pelo setor de radiologia do Departamento de Apoio e Diagnóstico, Cleilton Lima. Foto: Odair Leal/Secom

As novas gestões do Cecon e Sesacre realizaram um levantamento para identificar pontos a serem melhorados, entre eles, a estrutura dos laboratórios, como explica Cleilton Lima. “Nós assumimos o compromisso de modernizar as salas, trazer melhorias para os funcionários e também proporcionar um diagnóstico mais preciso para o paciente”, destacou.

Processadoras também serão enviadas a dez unidades de saúde que fazem exames de radiologia para aprimorar a qualidade de imagem.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter