O governo do Estado entregou nesta sexta-feira, 12, em Senador Guiomard (24 quilômetros de Rio Branco), a Delegacia Geral de Polícia Civil, ampliada e reformada. A unidade mantém a filosofia de modernização e humanização da instituição, nos serviços oferecidos ao cidadão.
A solenidade de reinauguração contou com a presença do secretário de Polícia Civil em exercício, delegado Carlos Flávio, do delegado Vanderlei Thomas, diretor do Departamento de Polícia da Capital, do juiz de direito da Comarca do município, Robson Ribeiro Aleixo, do promotor de justiça Walter Teixeira Filho, do delegado Ricardo Casas, do capitão PM José Balíca e de representantes da Câmara de Vereadores.
De acordo com o secretário Carlos Flávio, muito ainda precisa ser feito pelo setor, mas o Acre nunca viu tanta atenção à segurança pública. “Estamos adotando um novo conceito em segurança, que não nos permite arrefecer diante dos desafios”, destacou.
O chefe de polícia em exercício ressaltou que as edificações da delegacia foram concebidas com ambientes bem divididos e climatizados, com gabinete para o delegado, sala de investigação, cartório, mobiliário novo e reforço nos equipamentos de informática com acesso à internet.
Segundo Carlos Flávio, esse mesmo modelo de delegacia contempla um padrão para o município. Ele destacou também que Senador Guiomard é o 18º município contemplado com melhorias estruturais na política de segurança pública do Estado. As mudanças que serão implantadas naquela unidade policial, conforme o chefe de polícia, não serão apenas arquitetônicas, mas envolvem desde a divisão do espaço físico até uma modificação profunda nas rotinas internas de atendimento ao público.
“A intenção do governo é prestar boa qualidade de serviço à população em um ambiente digno à realização do trabalho policial”, enfatizou Carlos Flávio, que destacou também o esforço do secretário Emylson Farias para melhorar os serviços da Polícia Judiciária do Estado.
Falando em nome do governo, o delegado geral em exercício comentou que a Polícia Civil de Senador Guiomard recebeu investimentos na área de capacitação, tais como cursos de policiamento comunitário e de tiro. “O cidadão não vai experimentar a interrupção de qualquer atividade policial”, observou.
O delegado Ricardo Casas considerou que a nova delegacia vai melhorar o fluxo de atendimento. “Sem dúvida, agora há melhores condições de realizar nosso trabalho de investigação”, avaliou.