Governo entrega bônus para 42 projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte no Juruá

Em todo o Estado, 625 trabalhos concorreram; recursos chegam a R$ 1 milhão

lei456640060046.jpg

O governo do Estado entregou nesta quarta-feira, 13, no Ginásio Coberto Jáder Machado, em Cruzeiro do Sul, os bônus para os 42 projetos selecionados na Lei de Incentivo ao Esporte no Vale do Juruá (Foto: Flaviano Schneider)

O governo do Estado entregou nesta quarta-feira, 13, no Ginásio Coberto Jáder Machado, em Cruzeiro do Sul, os bônus para os 42 projetos selecionados na Lei de Incentivo ao Esporte no Vale do Juruá. Dezenas de pessoas ligadas a diversos esportes prestigiaram o ato, que teve a presença do coordenador estadual da Lei de Incentivo ao Esporte, Renato de Magalhães, do coordenador local, Francisco Borges (Pancho), e do presidente da Associação das Ligas e Federações Esportivas do Estado do Acre (Alfeac), Alex Sandro de Lima Dantas.

Segundo Magalhães, 625 projetos concorreram aos bônus em todo o Estado. No Vale do Juruá concorreram 128 projetos. A Lei de Incentivo ao Esporte destina renúncia fiscal de R$ 1 milhão aos projetos. Por sua experiência na área, o ex-gerente da Fundação Elias Mansour, Charles André, foi convidado a participar da comissão julgadora no Juruá. Ele disse que foram observados critérios como histórico dos proponentes, exequibilidade do projeto e projetos bem elaborados.

No ato, "Pancho", coordenador local, pediu responsabilidade aos proponentes e executores de projetos. “A Lei de Incentivo não é favor do governo do Estado, é política de inclusão social. Os recursos são públicos e é nosso compromisso acompanhar e fiscalizar o andamento dos projetos”, disse.

O coordenador estadual disse que, por determinação do governador Tião Viana, a equipe percorreu quase todos os municípios divulgando a Lei de Incentivo no sentido de democratizar a aplicação dos recursos. Segundo ele, em 2012 o edital será  divulgado na primeira semana de janeiro. Muitos projetos importantes foram novamente classificados. Um deles foi o dos Jogos de Verão, que abrange todo o beiradão do Juruá em Cruzeiro do Sul, desde a Olivença até a comunidade Três de Maio.

Segundo o proponente e coordenador, Sérgio Rodrigues, o projeto já está em sua sexta edição e é um dos maiores eventos esportivos do Vale do Juruá, envolvendo cerca de mil atletas e atraindo até duas mil pessoas nos eventos. O projeto começa em outubro e se desenrola em cinco fins de semana, com competições de futebol masculino e feminino adulto, futebol sub 15 e sub 17, masculino, vôlei masculino e feminino, atletismo e recreação para crianças.

Outro projeto aprovado, “Resgate da Tradição dos Nauas”, é executado em conjunto com os Jogos de Verão. Segundo Alan Joan, o coordenador, nesse projeto a principal atração é a corrida de cavalos. No ano passado, 62 cavalos disputaram.

Outro projeto importante aprovado pela segunda vez foi o torneio de futebol na Reserva Extrativista do Alto Juruá, proposto pelo presidente da Associação dos Seringueiros e Agroextrativistas da Reserva Extrativista do Alto Juruá (ASAREAJ), José Domingues. A competição envolve cerca de 30 equipes e mil atletas, abrangendo as comunidades da reserva com eventos nas comunidades Restauração, Remanso do Bagé, Foz do Bagé, Foz do Tejo, Belfort, Foz do Breu e Matrinchã.

Liga organiza o 2º  Circuito de Vôlei de Praia

O presidente da Alfeac, Alex Sandro, que também é presidente da Liga Acreana de Voleibol, apresentou aos desportistas a programação para o segundo semestre. Será realizado o 2º Circuito de Vôlei de Praia, com competições nas cinco regionais e Rio Branco. A etapa Juruá acontece nos dias 17 e 18 de setembro, ocasião em que se classificarão uma equipe masculina e uma feminina para as finais em Rio Branco.

Segundo Alex Sandro, em 2012 o circuito será aberto a todos e servirá para ranquear as equipes, para que possam participar do Open Panamazônico de Vôlei de Praia, que vai acontecer em 2013. A Alfeac também vai promover no Vale do Juruá dois cursos para pessoas que militam na área esportiva. São eles: curso de gestão esportiva (dividido em gestão financeira e gestão administrativa) e curso de elaboração de projetos, visando captação de recursos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter