Governo entrega barco para o Programa Saúde da Família em Rodrigues Alves

Em todo o Estado, 13 equipes similares serão formadas para levar assistência às comunidades isoladas

proacre4.jpg
proacre23.jpg
proacre1240611.jpg

O governo do Estado entregou um barco de quatro toneladas e uma voadeira à Secretaria de Saúde de Rodrigues Alves (Foto: Flaviano Schneider)

O governo do Estado entregou um barco de quatro toneladas e uma voadeira à Secretaria de Saúde de Rodrigues Alves, de forma que passa agora a funcionar no município o Programa Saúde da Família (PSF) fluvial móvel. A entrega foi feita pela secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, ao prefeito Francisco Ernilson de Freitas (Burica).

O PSF móvel surgiu paralelamente ao PSF móvel rural e é executado em parceria entre o governo do Estado e prefeituras, com financiamento do Banco Mundial, através do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre (Proacre). O programa contempla a formação de 13 equipes de PSF móvel fluvial em 11 municípios –  todos os municípios do Vale do Juruá estão incluídos. Feijó e Tarauacá recebem, cada um, duas equipes. Já o PSF móvel rural terá dez equipes em dez municípios.

Na parceria com as prefeituras, o governo entra com o barco equipado, kit com equipamentos básicos de saúde e equipe de profissionais (médico, enfermeiro e auxiliar de enfermeiro). Segundo informou a secretária Suely Melo, o governo também investe nos hospitais ou unidades mistas de referência em relação às equipes de PSF. Já a prefeitura tem que colocar o barco em serviço de 18 a 22 dias por mês e precisa fazer pelo menos sete excursões durante o ano. A prefeitura também garante o barqueiro, o cozinheiro e a manutenção do barco.

O prefeito Burica agradeceu o governo do Estado pela atenção e destacou o fato de o município ter recebido equipes dos dois programas – do PSF móvel rural e do PSF fluvial rural. Segundo o prefeito, isso se deve ao fato de Rodrigues Alves ter quase 80% da população na zona rural, distribuídas ao longo de 700 km de ramais e ribeirinhos ao longo dos rios Juruá, Paraná dos Mouras e outros. O prefeito também recordou que o governo recuperou a unidade mista da cidade. “O governador Tião Viana é médico e sabe mais do que nós o que precisamos para a saúde. O povo de Rodrigues Alves agradece a atenção.”

A secretária Suely Melo adiantou que nos próximos 40 dias todos os municípios já deverão estar com as equipes do PSF móvel fluvial em ação. Cada equipe do PSF implica investimentos de cerca de R$ 500 mil. Ela anunciou que o governo do Estado está também lançando um programa de saúde oftalmológica que vai atingir toda a população acreana.  

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter