Governo entrega ao Dnit projeto de drenagem da Marinho Monte, em Brasileia

Com o projeto de drenagem em mãos, o Dnit se compromete realizar licitação e execução em regime de urgência (Foto: Cedida)

O governo do Estado entregou nesta quarta-feira, 13, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) o projeto de drenagem, no valor de R$ 1,1 milhão, para a realização dos serviços de drenagem na Avenida Marinho Monte, em Brasileia.

Após pedido do movimento S.O.S. Marinho Monte, composto por um grupo de comerciantes da cidade, o governador Tião Viana se responsabilizou, junto com Dnit, em realizar a reconstrução total da avenida.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre) elaborou o projeto de drenagem e agora o Dnit está encarregado de realizar a licitação e execução. O diretor do Deracre, Cristovam Moura, entregou o projeto ao supervisor da Unidade Local do Dnit, João Bosco de Medeiros.

Sérgio Mamanny, superintendente do Dnit no Acre e Rondônia, comprometeu-se com o governador Tião Viana efetuar a licitação e execução em regime de urgência. O plano de trabalho da pavimentação, etapa pós-drenagem, já está sendo elaborado pelo órgão.

“Depois de análise técnica do Deracre e Dnit, entendemos que, antes de fazer qualquer pavimentação na Marinho Monte, era preciso realizar a rede de drenagem no local. O governo do Estado formatou o projeto para que o Dnit licite e execute”, explicou Moura.

O diretor informou também que a Avenida Rui Lino, compromisso do governo e do Dnit, já está com as obras concluídas.

IMG-20160408-WA0010
Avenida Rui Lino já está com as obras concluídas (Foto: Cedida)

Entenda o caso

Em fevereiro deste ano, o grupo S.O.S. Marinho Monte realizou um grande apelo ao governador para que o Estado interviesse na recuperação da avenida. Com o pedido prontamente atendido, ficou decidido que o Dnit e o governo do Acre realizariam a obra.

Desde então, foi realizado o serviço de nivelamento, para amenizar o grande desgaste da via, além dos estudos de topografia, engenharia e um inventário dos serviços feitos anteriormente pela prefeitura. O Deracre realizará ainda as calçadas, quando a pavimentação estiver concluída.

Devido aos obstáculos constantemente impostos pela prefeitura, os empresários buscaram reforço para garantir que a obra avance e cumpra seu objetivo único: beneficiar o município e a população. No começo de março, o governador Tião Viana havia recebido a visita do prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes, que buscou um acordo preliminar pela recuperação da avenida.

Havia sido decidido que governo e Dnit recuperariam a Marinho Monte, enquanto Tião Viana auxiliaria o prefeito a recuperar os valores das emendas parlamentares que ele havia alocado para isso junto ao Tesouro Nacional, para poder aplicar os recursos em benefício de Brasileia em outros projetos. Ainda assim, o acordo não foi honrado pela prefeitura, que não procurou mais o governo.

Sendo a principal avenida da cidade, a Marinho Monte é uma parte da BR-317 dentro do município, além de corredor para a cidade de Assis Brasil e o Peru, reunindo os principais comerciantes locais.