Governo entrega 92 novos ônibus para o transporte de alunos do Acre

O governador Tião Viana entregou no fim da tarde desta quarta-feira, 10, noventa de dois novos ônibus escolares para o transporte de alunos em 13 municípios do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana entregou no fim da tarde desta quarta-feira, 10, noventa de dois novos ônibus escolares para o transporte de alunos em 13 municípios do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Num dia histórico para a educação acreana, o governador Tião Viana entregou no fim da tarde desta quarta-feira, 10, noventa e dois novos ônibus escolares para o transporte público de alunos em 13 municípios do Acre. Foram investidos quase R$ 21 milhões para a aquisição dos veículos, por meio de convênios entre governo do Estado e Ministério da Educação, integrando o Plano Nacional de Transporte Escolar e o Programa Caminhos da Escola.

“Ninguém que está aqui imaginou que um dia veríamos 92 ônibus novinhos sendo entregues ao mesmo tempo”, disse o governador Tião Viana. “É um esforço imenso do governo do Estado e da presidente Dilma. Fomos ao Ministério da Educação, inscrevemos nosso projeto, forçamos, pressionamos, e agora estamos recebendo esse importante recurso para a educação acreana”. afirmou o governador.

"Fomos no Ministério da Educação, inscrevemos nosso projeto, forçamos, pressionamos e agora estamos recebendo esse importante recurso para a educação acreana”, disse Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Fomos no Ministério da Educação, inscrevemos nosso projeto, forçamos, pressionamos, e agora estamos recebendo esse importante recurso para a educação acreana”, disse Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O transporte escolar é um serviço obrigatório a ser ofertado pelo Estado quando não há serviço público de transporte. Assim, esses novos ônibus serão capazes de beneficiar principalmente os alunos do interior do Estado. Segundo o secretário de Educação, Daniel Zen, o Acre possui 240 rotas de transporte rural, sendo 160 terrestres e o resto fluvial. Apenas 50 rotas eram atendidas por veículos, principalmente devido à irregularidade dos ramais e dos transportes existentes.

 “Eu falo em nome dos 13 prefeitos que vão receber esses ônibus e quero expressar a alegria que eu tenho nesse momento", disse o prefeito da capital acreana, Marcus Alexandre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Eu falo em nome dos 13 prefeitos que vão receber esses ônibus e quero expressar a alegria que tenho nesse momento”, disse o prefeito da capital acreana, Marcus Alexandre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Durante todo esse tempo a gente juntou todo um esforço para que o transporte funcionasse, encontrando e adaptando veículos para transportar os alunos o mais corretamente possível. Agora temos veículos traçados e adaptados para andar em ramais e chegar a nossas crianças”, reforça Zen. Dos 92 ônibus, 60 são de comprimento normal, 30 são micro-ônibus traçados e dois são adaptados para alunos com necessidades especiais.

Rio Branco será a cidade com maior número de ônibus novos. São 36 veículos que também vão atender Bujari e Senador Guiomard. A capital possui hoje 22.300 alunos matriculados na rede pública, um aumento de 16% em relação ao ano passado. O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, contou: “Eu falo em nome dos 13 prefeitos que vão receber esses ônibus e quero expressar a alegria que tenho nesse momento. Pela educação estamos juntos e misturados”.

O prefeito lembrou que dez novas creches estão sendo construídas só em Rio Branco. Para o governador Tião Viana, “a hora é essa: o prefeito está cuidando das creches e da educação básica, nós, do governo, estamos fazendo nossa parte, e eu estou anunciando em primeira mão que no Acre os royalties do petróleo serão destinados 100% para a educação, um compromisso nosso com o futuro das crianças acreanas”.

Segundo o secretário de educação, Daniel Zen, o Acre possui 240 rotas de transporte rural, sendo 160 terrestres e o resto fluvia (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Segundo o secretário de Educação, Daniel Zen, o Acre possui 240 rotas de transporte rural, sendo 160 terrestres e o resto fluvial (Foto: Sérgio Vale/Secom)

 

{xtypo_quote}

O que eles disseram

“Nós temos um conjunto de políticas articuladas sólidas entre prefeitura e governo para atingir as 20 metas do Plano Nacional de Educaçãol e estamos nos esforçando para isso.” Márcio Batista, vice-prefeito e secretário de Educação de Rio Branco

 

“Estamos dando um salto de qualidade e amor à vida das nossas crianças. Estamos fazendo uma revolução na educação acreana.” Raimundo Angelim, assessor do governo do Estado


“Quando fazemos o debate da educação, falamos sobre o futuro das nossas crianças, mas falamos, acima de tudo, em fazer um trabalho de qualidade.” Rose Costa, vereadora de Rio Branco{/xtypo_quote}

{xtypo_rounded2}

Distribuição dos ônibus

Acrelândia – 12 
Assis Brasil – 6 
Brasileia – 5 
Capixaba – 2 
Cruzeiro do Sul – 4 
Epitaciolândia – 7 
Manoel Urbano – 1 
Plácido de Castro – 1 
Porto Acre – 6 
Rio Branco – 36 
Sena Madureira – 3 
Senador Guiomard – 4 
Xapuri – 5 
 

Total: 92

{/xtypo_rounded2}

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter