O sonho da casa própria se realizou nesta terça-feira, 22, para 38 famílias moradoras das comunidades rurais de Tarauacá. Em ato realizado na comunidade São Vicente, às margens do Rio Gregório, o governador Tião Viana entregou as chaves das novas unidades para as famílias beneficiárias.
Os investimentos somam cerca de R$ 1,2 milhão, oriundo do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), do governo federal, integrante do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e Banco do Brasil.
A entrega oficial reuniu membros das comunidades, lideranças das associações rurais e famílias beneficiárias. O prefeito em exercício de Tarauacá, Chagas Batista, o deputado estadual Jenilson Leite e o superintendente do Banco do Brasil no Acre, Antônio Carlos Soares, também estiveram presentes.
“Essa é a mão estendida do estado brasileiro, da presidente Dilma Rousseff, em que nós, do governo do Estado, damos o apoio, garantindo que mais famílias tenham um lar para viver com dignidade”, expressou Tião Viana.
O superintendente do Banco do Brasil destacou que esse é um projeto que traz bem social para todo o Brasil, e a instituição é parceira. “Nosso papel, como banco, é contribuir e participar das políticas públicas para melhorar a vida de vocês”, afirmou Soares.
Chagas Batista destacou que as famílias estão realizando um grande sonho, e a oportunidade de viverem num lar com dignidade. “Que esse recomeço traga esperança e realização a todos vocês. Continuaremos trabalhando por avanços e conquistas como essas”, afirmou.
O sonho da casa própria
Ao longo da BR-364, Tião Viana e sua equipe de governo fizeram a entrega oficial da casa nova a duas beneficiárias: Maria Alcineide Muniz e Maria Zuila Monteiro, que vivem próximo à comunidade Liberdade, em Cruzeiro do Sul.
Tomada pela emoção, Maria Alcineide disse a Tião Viana que, em tantos anos de trabalho árduo e luta na vida, chegou a imaginar que esse momento não chegaria. Mãe de seis filhos e avó de oito netos, a beneficiária e a família aguardavam ansiosas a chegada do governador para a entrega da casa nova.
“Agradeço ao governo pela realização deste sonho, pela entrega da minha casa, onde eu vou viver com minha família, graças ao governo e à presidente Dilma Rousseff. Agora, estamos tendo essa oportunidade”, destacou, emocionada.
Maria Zuila também estava na porta de casa, esperando a equipe de governo para receber oficialmente a casa nova. “Aqui vai ser uma nova fase para a gente cuidar com zelo e com muita gratidão por essa oportunidade que estamos tendo de receber a casa própria. Muito obrigada ao governador, à presidente Dilma Rousseff e a toda a equipe que trabalhou para isso acontecer”, agradeceu a beneficiária.
O PNHR
O PNHR visa construir ou reformar imóveis para os agricultores familiares e trabalhadores rurais moradores das comunidades e entorno, por intermédio de operações de repasse de recursos do Orçamento Geral da União (OGU) ou de financiamento habitacional com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), reduzindo o déficit habitacional rural.