Governo entrega 24 câmeras de segurança em Cruzeiro do Sul

Juruá ganha central de videomonitoramento (Foto: Pedro Paulo/Sesp)
Juruá ganha central de videomonitoramento (Foto: Pedro Paulo/Sesp)

Mais uma central de videomonitoramento foi entregue pelo governo do Estado na faixa de fronteira do Acre. São 24 câmeras de segurança à prova de calor, chuva e umidade, posicionadas em pontos estratégicos de Cruzeiro do Sul, para auxiliar as forças de segurança.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias, inaugurou a primeira delas na manhã desta terça-feira, 2.

A ação visa potencializar o tempo de resposta das ocorrências policiais a partir do olhar articulado de operadores do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

O investimento total é de R$ 680 mil, recursos oriundos da Estratégia Nacional de Fronteira (Enafron) do governo federal e da cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), Comarca de Cruzeiro do Sul, e a Secretaria de Estado de Segurança Pública.

“As câmeras de segurança do Estado têm um alcance óptico muito bom e irão auxiliar com segurança o trabalho das polícias, tanto no patrulhamento da PM quanto na investigação da Polícia Civil”, destacou Iverson Bueno, promotor de Justiça.

A cerimônia contou com a presença do Sistema Integrado de Segurança, Ministério Públlico Federal e do Tribunal de Justiça (Foto: Pedro Paulo/Sesp)
Cerimônia contou com a presença de representantes do Sistema Integrado de Segurança, Ministério Público Federal e do Tribunal de Justiça (Foto: Pedro Paulo/Sesp)

Para o major Lázaro Moura, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPMAC), as câmeras ampliam o alcance da polícia em diversas áreas.

Lindomar Ventura, delegado regional, vê na central de monitoramento a materialização de provas no âmbito da investigação policial, para, assim, garantir a efetividade da Justiça.

Fronteira

Com a inauguração da central de videomonitoramento de Cruzeiro do Sul, já são 51 câmeras em funcionamento no interior do estado, em apoio às forças policiais no Juruá, Alto Acre e nas cidades de Capixaba e Plácido de Castro. Os próximos municípios a serem contemplados com a ferramenta são Sena Madureira e Manoel Urbano.

“A faixa de fronteira é uma área sensível aos crimes, e o governo tem a clareza da importância de investir em tecnologia, bem como em pessoal. O sistema possibilita monitorar entradas e saídas da cidade e responder mais rápido aos chamados do 190”, explicou Farias.