Unidade Purus tem 3,6 mil m2 e investimento de R$ 6,6 milhões
A primeira fase de implantação do projeto do novo Centro Socioeducativo Purus, em Sena Madureira, foi entregue na manhã desta sexta-feira pelo governador Tião Viana. O investimento é de R$ 6,8 milhões, com recursos dos governos Federal e Estadual. A unidade está localizada na estrada Xigyrema.
Segundo o Instituto Socioeducativo (ISE), o projeto surgiu da necessidade de garantir atendimento regionalizado a adolescentes em conflito com a lei, garantindo aos internos acesso as políticas básicas como educação, saúde, profissionalização e ações pedagógicas. A ideia é transformar o tempo em que o os adolescentes passam privados de liberdade num período de aprendizado profissional e cidadão.
“Nós temos problemas, que são universais, presentes em todas as sociedades. Temos que lutar, que construir uma outra realidade, e isso a gente consegue através de oportunidades de emprego, de educação, de famílias estruturas, com o apoio das igrejas, das escolas, dos pais. Essa unidade serve de modelo, é necessária, mas o ideal era um mundo sem isso”, disse o governador Tião Viana.
O prazo de execução da obra foi de 12 meses. Além do bloco de administração (com sala de revista, reuniões, assistente social, psicólogo, professores, almoxarifado), há os blocos da cozinha, dormitórios, quadra poliesportiva, centro ecumênico, lavanderia e bloco educacional).
O diretor do Instituto Socioeducativo, Dimas Sandas, disse que a meta é caminhar para atingir, em 2012, de 30 a 40% de redução no índice de reincidência dos infratores que cumprem medida no ISE.
“Por isso unidades com essa estrutura, que oferecem saúde, educação, iniciação profissional e outros cuidados são importantes para que os adolescentes possam ter um norte, possam ter novas oportunidades ao cumprirem suas medidas”, comentou.
O promotor Carlos Maia, disse se sentir triste ao inaugurar unidades como aquela por ainda ser necessário, na sociedade, criar esse tipo de casa. “Por isso eu peço que possamos nos sentar, promotores, prefeitos, governador, secretários de estado e discutir o que está acontecendo com os jovens do nosso estado, das nossas cidades e acharmos meios de evitar que precisemos construir casas de detenção”.
Jairo Cassiano, vice-prefeito de Sena Madureira, disse que o município precisava de uma unidade socioeducativa e que ainda mais importante que construir presídios é construir formas eficientes de educação. “O apoio das igrejas é fundamental nesse processo”, comentou.
Galeria de imagens