O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedi), realizou nesta quinta-feira, 11, a posse dos membros para o biênio 2025-2027 na sede da pasta.

A posse envolveu a participação de 20 membros titulares e seus respectivos suplentes, em caráter paritário entre órgãos públicos e sociedade civil, que terão mandato de dois anos, permitida uma única recondução por igual período. O encontro também discutiu pontos importantes como a eleição da nova direção do Cedi, o calendário de reuniões e a confraternização natalina.
No ato representando a vice-governadora Mailza Assis, a secretária adjunta Amanda Vasconcelos destacou a importância da posse para a melhoria das políticas públicas voltadas à pessoa idosa:
“Fazer parte do Conselho do Idoso é uma grande responsabilidade. O que eu desejo às pessoas que estão chegando agora para essa nova composição é justamente esse senso de responsabilidade, aliado ao compromisso ético e à atuação séria. Que vocês sejam a voz daqueles que, diariamente, não estarão aqui. Que os debates sejam amplos, maduros e que a gente consiga construir uma política pública sólida para aqueles que já contribuíram muito e que ainda podem seguir contribuindo para o nosso estado — desde a cultura até a força de trabalho.”

O Cedi é um órgão permanente, paritário, consultivo, deliberativo, formulador e controlador de políticas públicas e ações voltadas para a pessoa idosa no âmbito do Estado do Acre, integrante da estrutura organizacional, com a finalidade de colaborar nas questões relativas à Política Nacional do Idoso.
Kely Pessoa, representante da política da SEASDH foi eleita presidente do conselho durante a 1ª reunião ordinária. Ela destaca os avanços alcançados na gestão anterior como vice-presidente e que as metas futuras devem continuar: “É uma pauta que eu amo trabalhar, como assistente social, como vice-presidente na gestão passada. Vamos continuar o trabalho. Criamos o conselho da pessoa idosa, que não tinha; o Fundo, também, da pessoa idosa não tinha, foi criado lá nos municípios com apoio da Secretaria de Assistência Social quando fomos fazer o diagnóstico das políticas públicas da pessoa idosa”, disse.

Já para a vice-presidente Raimunda Antunes da Silva, que representa também a Associação Cultural dos Idosos e Familiares do Estado do Acre (Ascifea), esse é um momento de união e construção de novas iniciativas: “Primeiramente, quero dizer que eu estou muito feliz por ter sido eleita. Este momento é um momento de união, porque eu não estou representando só a minha entidade e, sim, todas as entidades e também aqueles idosos que tanto precisam, que são vulneráveis e precisam do nosso olhar diferenciado. Eu acredito que, a partir de agora, vamos poder propor para a nova gestão aquilo que desejamos de coração — poder nos reunir, debater e construir juntos a melhoria da política da pessoa idosa”, declarou Raimunda.
Fazem parte da composição das entidades governamentais:
- Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop);
- Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE);
- Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH);
- Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran);
- Universidade Federal do Acre (Ufac);
- Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE);
- Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM);
- Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp);
- Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete);
- Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
Entidades não governamentais:
- Organização Social Amor e Vida (Savi);
- Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB);
- Sindicato dos Professores da Educação Básica da Rede Pública de Ensino do Estado do Acre (Sinproac);
- Conselho Regional de Psicologia – 24ª Região (CRP);
- Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac);
- Instituto Bem Viver (IBV);
- Pastoral da Pessoa Idosa (PPI);
- Sociedade de Amparo à Família (SAF);
- Associação Social e Cultural dos Idosos e Familiares do Estado do Acre (Ascifea);
- Conselho Regional de Serviço Social (Cress).





