A valorização da gestão pública acreana se consagra cada vez mais como uma das principais marcas do governo Tião Viana. Prova disso foi a efetivação nesta segunda-feira, 27, de mais 168 novos servidores, aprovados nos concursos públicos realizados em 2013 e 2014, no quadro profissional da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Com este número o governo reúne o total de 2.868 servidores efetivados na Sesacre, nos últimos seis anos.
“Que alegria ter 168 novos colegas que vão entrar nos serviços e levar amor e a defesa da vida junto com seu trabalho. O sentido é dividir com vocês esse momento de conquista. É a oportunidade de defender sonhos e ideais, pois vocês terão uma visão de conjunto e trabalharão pela melhoria do ambiente de vocês. Esse é o nosso compromisso de gestão para a valorização dos servidores”, disse Tião Viana durante a posse realizada no Teatro Plácido de Castro.
O secretário de Estado de Saúde, Gemil de Abreu Júnior, lembrou que esta é mais uma etapa de avanços na Saúde Pública no quesito servidor público. “O Acre é o único estado do país que aprovou aumento salarial dos servidores da Saúde e o único estado do país que avança na promoção de concursos. Hoje é o dia destes servidores e é com muita alegria que fazemos parte desse momento”, afirmou o gestor.
A secretária de Gestão Administrativa do Estado, Sawana Carvalho, detalhou o impacto que as contratações da Saúde representam na folha mensal do governo. “Só na Saúde Pública acreana temos um quadro com mais de 7.800 servidores, que resulta numa folha com o montante de R$ 35 milhões mensais para o Estado, para desenvolver todas as atividades e atendimentos nas unidades de Saúde”, conta a gestora.
Valorização e agradecimento
Celiane Maria de Medeiros é enfermeira e conta que trabalha há mais de 20 anos no Estado. Seu maior sonho? Ser efetivada no quadro profissional.
“Só sabe a importância desse ato quem realmente faz parte da historia do Acre. Nós entramos aqui e não éramos concursados. Hoje a gente tem que elogiar o governo pelo esforço contínuo para contratar novos profissionais e, com certeza, cada um de nós trabalhará com grande respeito e dignidade”, afirmou.
Para Cláudia Gleice de Paiva que também é enfermeira, a satisfação não é diferente. “Me sinto muito feliz e realizada, até porque é um sonho antigo que a gente vem galgando há vários anos. Eu trabalhei no Estado durante 15 anos. A gente parabeniza o governo por nos conceder essa oportunidade, mesmo num momento tão difícil de crise que o país atravessa”, agradeceu a empossada.
A odontóloga Cláudia Adriana Carloto fez um pronunciamento em nome de todos os empossados, expressando a sensação válida para o momento de conquista. “Muita felicidade essa nova fase. Agradecemos aos familiares e ao governo do Acre por essa oportunidade de iniciar uma nova etapa de servir o povo acreano. Desejo que cada um tenha força e vontade para servir com amor e eficiência”, disse.
Parlamentares parabenizam governo e servidores
Presente no ato de posse, o deputado federal Moisés Diniz parabenizou o governo do Estado pela ousadia e forma dedicada com a qual trata os servidores que se dedicam a um setor tão essencial para a vida humana no Acre. “Parabéns por essa conquista. Esses servidores aqui representam anjos. Vocês são a outra asa dos anjos [pessoas] que chegam ao hospital. Parabéns ao governo e a todos os empossados”, expressou.
O deputado estadual, Raimundinho da Saúde, também deixou seu agradecimento ao governador Tião Viana. “Parabéns ao governo por hoje, em plena crise brasileira, admitir tantos profissionais. O governador fecha mais de 2.500 contratações em seu mandato para a Saúde. Tenham uma excelente empreitada”, disse o parlamentar.
O deputado estadual Jenilson Leite retratou o ato como uma ocasião mais que especial, já que promove a gestão e reforça o efetivo profissional da Saúde pública. “Estamos realizando sonhos que garantem melhor atenção para os pacientes acreanos. Como representantes da Aleac, ficamos felizes em saber que a saúde do Acre está avançando. Parabéns ao governo pelo compromisso com os servidores públicos”, congratulou.