informações

Governo e Ufac firmam parceria para operar telecentro com informações sobre a Covid-19

A partir desta segunda, 23, estará em funcionamento mais um telecentro, no Acre, para informar a população sobre a Covid-19. Alunos do Curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), farão o atendimento voluntariamente através do aplicativo WhatsApp.  Eles serão coordenados por uma comissão médica com vínculos com a universidade. Isso evitará que pessoas com dúvidas sobre a proliferação do coronavírus possam ter esclarecimento sem sair de casa, evitando deslocamentos desnecessários para as unidades de saúde.

Secretário de Saúde, Alysson Bestene, disse que a ideia do projeto é passar orientações científicas à população, evitando aglomerações em hospitais Foto: Odair Leal/Arquivo

Num primeiro momento, os atendimentos virtuais serão feitos em rodízio entre os acadêmicos de medicina, sem qualquer contato presencial com a equipe. Os números disponíveis para tirar as dúvidas da população são (68) 99996-0593, (68) 99228-5036 e (68) 99226-4748. Vale lembrar que o atendimento é exclusivamente pelo WhatsApp.

Segundo o que explicou o assessor de imprensa da Ufac, Gilberto Lobo, inicialmente o projeto seria realizado utilizando a estrutura de call center da Oca, mas isso ficou para uma segunda fase conforme for a demanda de acessos das pessoas aos números disponíveis.

O secretário de saúde, Alysson Bestene, ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Sesacre e a Ufac. “A reitora Guida Aquino entrou em contato conosco e combinamos de fazer um projeto com o apoio do telessaúde que já está instalado e com o auxílio dos alunos da Ufac. A ideia do projeto é passar orientações científicas evitando, assim, um acúmulo de pessoas nos hospitais. O telessaúde atuará junto tirando dúvidas também dos profissionais. Mais um medida para combatermos essa doença que preocupa toda a população. A iniciativa também conta a parceria da Secretaria de Planejamento e Gestão”, ressaltou o secretário.