A partir desta segunda, 23, estará em funcionamento mais um telecentro, no Acre, para informar a população sobre a Covid-19. Alunos do Curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), farão o atendimento voluntariamente através do aplicativo WhatsApp. Eles serão coordenados por uma comissão médica com vínculos com a universidade. Isso evitará que pessoas com dúvidas sobre a proliferação do coronavírus possam ter esclarecimento sem sair de casa, evitando deslocamentos desnecessários para as unidades de saúde.
Num primeiro momento, os atendimentos virtuais serão feitos em rodízio entre os acadêmicos de medicina, sem qualquer contato presencial com a equipe. Os números disponíveis para tirar as dúvidas da população são (68) 99996-0593, (68) 99228-5036 e (68) 99226-4748. Vale lembrar que o atendimento é exclusivamente pelo WhatsApp.
Segundo o que explicou o assessor de imprensa da Ufac, Gilberto Lobo, inicialmente o projeto seria realizado utilizando a estrutura de call center da Oca, mas isso ficou para uma segunda fase conforme for a demanda de acessos das pessoas aos números disponíveis.
O secretário de saúde, Alysson Bestene, ressaltou a importância da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Sesacre e a Ufac. “A reitora Guida Aquino entrou em contato conosco e combinamos de fazer um projeto com o apoio do telessaúde que já está instalado e com o auxílio dos alunos da Ufac. A ideia do projeto é passar orientações científicas evitando, assim, um acúmulo de pessoas nos hospitais. O telessaúde atuará junto tirando dúvidas também dos profissionais. Mais um medida para combatermos essa doença que preocupa toda a população. A iniciativa também conta a parceria da Secretaria de Planejamento e Gestão”, ressaltou o secretário.