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Governo e Sebrae qualificam 80 servidores públicos em curso de Gestão Contratual

Encerrou-se na tarde desta quarta-feira, 28, a segunda turma do curso Planejamento da Contratação e Instrução do Processo Licitatório e Gestão e Fiscalização de Contratos. Uma parceria com o Sebrae, com a instrução de Ana Cristina Ferreira de Araújo, auditora do Tribunal de Contas do Estado e facilitadora pelo Sebrae Acre. O curso, que teve início no dia 15 de março, capacitou 80 servidores públicos estaduais que atuam no setor de compras e contratos dos órgãos em lotação.

O curso teve duração de 30 horas-aula, dividido em duas turmas de 40 servidores. Foto: Elynalia Lima/Seplag

O encerramento contou com a presença do titular da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Ricardo Brandão; do secretário adjunto de Gestão, Victor Bonecker; do diretor de Gestão de Pessoas, Guilherme Duarte; do diretor-superintendente do Sebrae, Marcos Lameira; e do chefe do Departamento de Capacitação da Seplag, Glauber Abecassis.

A oferta do curso faz parte de um processo de reformulação de compras do Estado, como explica Ricardo Brandão: “Nossos servidores, num primeiro momento terão acesso ao conhecimento técnico acerca da modelagem de compra que a gente quer realizar, e essa primeira etapa foi concluída agora com a formação desses 80 servidores. O próximo desafio é, a partir dessa formação, constituir uma rede estadual de compras públicas; e a terceira etapa é agregar a Secretaria Adjunta de Licitação à Seplag, para que a gente possa ter um controle maior do sistema de compras públicas governamentais”.

Ainda segundo Ricardo Brandão, tudo vem sendo pensado de acordo com a proposta do governador Gladson Cameli. “A partir daí a gente supera o grande gargalo que a administração pública estadual vivencia, que é a falta de um processo muito claro do sistema de compras, que não está conseguindo dar vazão à execução de todo recurso que o Estado já captou ao longo dos anos, e transformar esses recursos em serviços para  a sociedade, em equipamento, em imóveis, em construções que tragam retorno social e melhorem a qualidade de vida da nossa população”, explica.

O diretor-superintendente do Sebrae, Marcos Lameira, destacou a importância que essa iniciativa do governo do Estado tem para a melhoria da oferta de serviços públicos. Foto: Elynalia Lima/Seplag

O curso de Processo Licitatório e Gestão e Fiscalização de Contratos foi possível graças ao planejamento do Departamento de Formação e Capacitação do Servidor (Decap). Segundo Glauber Abecassis, chefe do Departamento de Capacitação, o sentimento é de dever cumprido, sendo esse o primeiro curso ofertado de forma presencial dentro desse contexto de cuidados impostos pela pandemia, “respeitando os limites que a Covid-19 nos impôs. Então essa é a primeira leva de cursos presenciais com responsabilidade que a Seplag, por meio do Departamento de Capacitação, traz para o funcionalismo público e em consequência disso, melhorias para o governo do Estado do Acre”.