O governo do Acre, em parceria com o Sebrae, vem desenvolvendo nos últimos anos estratégias para difundir e promover o artesanato acreano. Uma das ferramentas é a edição de um catálogo digital e impresso contendo as coleções (2017-2018) de peças elaboradas por 40 artesãos que participaram das clínicas de design.
O catálogo em sua fase de elaboração estará disponível em dezembro nos sites da Coordenação Estadual de Artesanato, Sebrae e Agência de Notícias do Acre.
A iniciativa é fruto do convênio Artesanato Sustentável, celebrado entre o governo do Estado, por meio da Coordenação Estadual de Artesanato da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), e o Sebrae no Acre, com o apoio do gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida.
Para Marcos Maciente, gestor do projeto de artesanato do Sebrae, a publicação é um importante instrumento de divulgação e uma vitrine da identidade e da qualidade do design das peças produzidas por exímios artesãos acreanos.
“Mais de 300 peças compõem o catálogo. O objetivo é mostrar ao grande público comprador, lojistas e outras instituições de fomento ao artesanato o trabalho que foi feito em parceria entre o governo e Sebrae”, explica.
Fazem parte da publicação peças em madeira, cerâmica, palha, fibra, látex, algodão, sementes e outras matérias-primas compondo uma coleção criativa.
Segundo Marlúcia Cândida, a publicação apresenta um novo marco do artesanato acreano.
“São produtos elaborados com a matéria-prima local e de origem da floresta. Produzidos com a nossa identidade e história cultural por artesãos acreanos de dentro da própria floresta ou nos centros urbanos. Considero essa nova coleção um passo importante para divulgação da nossa cultura, onde os saberes tradicionais e a floresta são fundamentais para o atrativo e a prospecção de novos mercados”, disse.
Iconografias, imagens, conceitos, histórias e tradições acreanas são os elementos trabalhados nas coleções.
“O catálogo servirá dentre outras para apresentação dos produtos e divulgação para lojistas, cliente e ainda em eventos de comercialização do Artesanato Brasileiro e nas exposições internacionais. É mais uma ferramenta de acesso para clientes de todo o Brasil e de outros países. Uma vitrine do nosso artesanato”, explicou Wanderson Lopes, coordenador do artesanato da SEPN.
Artesanato e novo design
Nos últimos quatro anos, o artesanato acreano se tornou referência nacional, campeão de vendas em várias feiras nacionais e internacionais e ganhou novos mercados e negócios. Esse resultado alcançado se deve principalmente à política de promoção para o setor.
Eixos como formação, difusão e produção serviram para conduzir o programa desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Coordenação Estadual do Artesanato da SEPN. Foram investidos mais de R$ 3,5 milhões no setor.
Entre as ações na área de formação constam as clínicas de design, iniciadas em 2016 e voltadas à criação e inovação de novos produtos focados em segmentos como biojoias e utilitários de decoração.
Foram capacitados mais de 37 artesãos de Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Bujari, Tarauacá e Porto Walter, para o desenvolvimento e aprimoramento dos produtos e técnicas artesanais.
Ao todo foram elaboradas 300 peças compondo uma coleção criativa que foi comercializada em feiras e rodada de negócios.
Acre, Made in Amazônia
As peças levam a marca Acre, Made in Amazônia. A marca está sustentada no tripé de três valores: respeito à floresta, inovação social e desenvolvimento econômico. A ideia é comunicar o Acre com o Brasil e com o mundo caracterizando a proveniência amazônica de seus produtos tornando-os conhecidos como garantia de qualidade e sustentabilidade.