Governo e prefeitura se mobilizam no combate à dengue em Rio Branco

2- A ação dos agentes de endemias neste momento é principalmente a de realizar visitas domiciliares orientando a população na identificação de criadouros do mosquito (Foto: Assessoria CBMAC)
Ação dos agentes de endemias neste momento é principalmente a de realizar visitas domiciliares, orientando a população na identificação de criadouros do mosquito (Foto: Assessoria CBMAC)

Em virtude do inverno amazônico, as secretarias estadual e municipal de Saúde, em parceria com a Defesa Civil Estadual e de Rio Branco, realizaram na manhã desta quinta-feira, 24, uma mobilização para conscientizar a população a tomar medidas preventivas no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Durante a ação, os agentes de endemias percorreram os bairros Morada do Sol, Aviário e Wanderley Dantas, entre outros adjacentes.

“Para evitar uma epidemia de dengue, como ocorreu em 2010, os órgãos públicos começam a se mobilizar trinta dias antes da campanha de combate à dengue, que é realizada no dia 2 de janeiro”, explicou o secretário municipal de Saúde, Otoniel Almeida.

O secretário diz ainda que a ação se iniciou no bairro Morada do Sol e imediações porque a área já apresenta um alto índice de infestações de dengue, por isso se faz necessário o combate ao mosquito transmissor naquela localidade.

De acordo com o coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel do Corpo de Bombeiros Carlos Batista, a corporação, em parceria com demais órgãos públicos e representantes de comunidades civis, realiza reuniões estratégicas durante todo o ano, mesmo não sendo época de maior incidência do Aedes Aegypti, traçando estratégias de combate ao vetor.

“A Sala de Situação está aberta o ano inteiro. Várias reuniões estratégicas envolvendo secretarias estadual e municipal de Saúde, Defesa Civil do Estado e de Rio Branco, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Exército e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) formam um grande contingente para eliminar os criadouros do mosquito transmissor”, declarou Batista.