Governo e prefeitura mantêm ações operacionais de apoio em Rio Branco

Ações operacionais de apoio à cidade, e aos desabrigados pela enchente são mantidas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Ações operacionais de apoio à cidade e aos desabrigados pela enchente são mantidas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Mesmo com o Rio Acre apresentando vazante, o governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre reuniram-se nesta quinta-feira, 5, com os órgãos e equipes de trabalho, para anunciar que irão manter as ações operacionais de apoio à cidade e aos desabrigados pela enchente. A reunião foi realizada na sala de situação montada no Corpo de Bombeiros.

Segundo a síntese de variações e monitoramento apresentada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o Rio Acre apresentou uma decida significativa, e até as 21 horas desta quinta deve descer de 10 a 20 centímetros. Porém, as chuvas ocorridas no Alto Acre ainda vão descer em dois ou três dias para Rio Branco, e ainda há previsões de chuvas, mesmo que abaixo da normalidade.

O prefeito Marcus Alexandre disse que não irá desmobilizar as equipes de trabalho da prefeitura até que a situação de normalidade seja estável. “Por enquanto, ruas do centro e o Terminal Urbano permanecem fechados, não iremos deslocar o efetivo agora, mas sim prosseguir com o atendimento à população, a fiscalização e o acompanhamento nos bairros”, disse.

O governador Tião Viana contou que os kits contendo materiais de higiene, fraldas descartáveis e colchões já chegaram a Rio Branco e foram entregues pelo ministro da Integração, Gilberto Occhi. “Ao todo são 17 mil e estão sendo armazenados no 7º BEC [Batalhão de Engenharia e Construção], para serem distribuídos aqui em Rio Branco e nos municípios afetados. O Ministério Público e o Tribunal de Justiça estão acompanhando com a gente todos os procedimentos”, explicou o governador.

Tião Viana lembrou ainda que o trabalho intenso do governo do Estado junto ao governo federal, prefeitura de Rio Branco e instituições financeiras resultou na liberação de 966 casas, que irão abrigar de imediato cerca quatro mil famílias que estão alojadas em abrigos da capital.

SEE, Sesacre e Depasa mantêm ações

Redução no nível do Rio Acre diminui preocupações com a ETA2 (Foto: Luciano Potes/Secom)
Redução no nível do Rio Acre diminui preocupações com a ETA2 (Foto: Luciano Potes/Secom)

Segundo o secretário de Saúde, Armando Melo, a situação está controlada na saúde pública. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão abastecidas e o Exército Brasileiro vem apoiando, com a cessão de médicos, para ampliar o atendimento. “O Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] está nas bases de cada unidade, inclusive nas UPAs do Segundo Distrito. A UPA da Baixada também continua prestando atendimento com a ajuda do Corpo de Bombeiros”, contou.

O secretário de Educação, Marco Brandão, também garantiu que os trabalhos de sua pasta seguem com as medidas sem transtornos. “Estamos aguardando uma resposta positiva para o retorno das aulas. No Alto Acre, o ano letivo já irá começar dia 16 de março” disse.

O Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa) também informou que, com a baixa do rio, minimizou a preocupação com a estação de tratamento de água (ETA), que poderia interromper a distribuição de água em mais de 50% dos bairros de Rio Branco. “Houve um recuo de 20 centímetros, o que garante o pleno funcionamento da ETA para atender a população”, garantiu o secretário Edvaldo Magalhães.

Previsão para o Rio Madeira

Segundo o sistema de monitoramento feito pelo governo, em conjunto com a Sema, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e a Agência Nacional de Águas (ANA), o Rio Madeira continua subindo, mas a regulagem continua sendo feita para despressionar as águas na usina, o que vem impedido o aumento do nível do rio. Porém, a previsão ainda é de chuvas para a região dos rios Beni e Madre de Dios.

A reunião ampliada contou com a Defesa Civil do Estado e município, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação (SEE), Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Articulações Institucionais (SAI) e Exército Brasileiro.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter