parceria

Governo e prefeitura lançam operação Força Máxima para recuperação e manutenção de rodovias

O Governo do Estado do Acre, em parceira com a Prefeitura de Rio Branco, lançou na manhã desta quinta-feira, 14, a Operação Força Máxima. Além de trazer melhorias para a população com a execução de diversas obras públicas em vários municípios, a iniciativa contribuirá diretamente na geração de centenas de empregos e aquecimento da economia após a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Na sede do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), o governador Gladson Cameli, o vice-governador Major Rocha e a prefeita Socorro Neri fizeram a assinatura autorizando a abertura de editais de licitações que contemplarão obras em infraestrutura urbana, viária e saúde. As obras serão executadas após o período da crise do Covid-19.

Governador Gladson Cameli e a prefeita de Rio Branco Socorro Neri, autorizando a abertura de editais de licitações que contemplarão obras em infraestrutura urbana, viária e saúde Fotos: Marcos Vicentti/Secom

Os gestores fizeram ainda a assinatura de ordens de serviço e a formalização de contratos para realização de outras obras. O pacote de investimentos do governo ultrapassa R$ 200 milhões e será executado já nos próximos meses.

Em Rio Branco, a Operação Força Máxima terá o apoio da prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), com investimentos na ordem de R$ 3,9 milhões, e têm, ainda, como objetivo fomentar a economia e promover a geração de emprego e renda. Assegurando a otimização e integração entre suas equipes e execução dos projetos.

As operações iniciam logo após a assinatura da ordem de serviço, com previsão de 12 meses no tempo de execução, em áreas de abrangência definidas conforme plano de trabalho discutido, definido e aprovado para execução durante este ano.

Com previsão de 12 meses no tempo de execução, em áreas de abrangência definidas conforme plano de trabalho discutido, definido e aprovado para execução durante este ano Fotos: Marcos Vicentti/Secom

Entre as obras que serão licitadas e executadas na capital, nesta primeira etapa, estão a ampliação das dependências da Policlínica da Polícia Militar, construção da primeira etapa do Centro Comunitário na Cidade do Povo, construção de quadra no Núcleo Estadual de Tecnologia Assistiva (Neta), reforma do Teatro Plácido de Castro, urbanização na região do bairro Conquista e também a recuperação das rodovias estaduais AC 10 (entre Rio Branco e Porto Acre), AC 40 (De Senador Guiomard à Plácido de Castro) e AC 90 (Transacreana).

Outra obra de destaque é a construção do primeiro Hospital de Campanha, localizado nas dependências do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into). Com 200 leitos, a unidade é destinada exclusivamente para o atendimento de pacientes com Covid-19.

Esforço e qualidade de vida

 O governador Gladson Cameli afirmou que seu governo não vem medindo esforços para melhorar a qualidade de vida do povo acreano e que este é o seu principal compromisso como chefe maior do Estado. Segundo ele, este é apenas o começo de grandiosos investimentos que estão por vir.

Gladson Cameli afirmou que seu governo não vem medindo esforços para melhorar a qualidade de vida do povo acreano e que este é o seu principal compromisso como chefe maior do Estado Fotos: Marcos Vicentti/Secom

“Queremos beneficiar todos os municípios com investimentos em obras nos próximos anos. O que estamos fazendo agora é resultado de muito trabalho e planejamento para abrir caminho para grandes obras que virão por aí. Vamos gerar muitos empregos, movimentar a economia e contribuir para melhorar a vida das pessoas”, pontuou o gestor.

O vice-governador Major Rocha lembrou que a crise da Covid-19 deve ficar marcada como a maior recessão mundial. Porém, o governo faz o seu papel de garantir o desenvolvimento do estado e contribuir com a economia. “Esse pacote de obras, será importante para a recuperação da economia do Acre, que já atravessava uma crise. Todas essas ações farão com que o problema que enfrentamos tenha o menor impacto na nossa sociedade”, salientou.

Segundo a prefeita de Rio Branco Socorro Neri, a soma de esforços entre as administrações estadual e municipal é fundamental para recuperar a economia e ainda trazer benfeitorias para a população.

“Essa parceria junta os esforços do Governo do Estado e da prefeitura a serviço da população. Em qualquer momento, a união e o trabalho integrado ajudam para que a cidade tenha mais benefícios. Em um momento de crise como esse, se torna uma condição para que os trabalhos possam ser realizados”, observou a prefeita.

Cameli apresenta conjunto de obras para municípios do interior

Na oportunidade, Cameli também anunciou um conjunto de obras para o interior do estado. Foram apresentados editais para a construção do Hospital de Campanha contra o coronavírus, reforma do Memorial José Augusto e Teatro José de Alencar, em Cruzeiro do Sul.

Na cidade de Tarauacá, o governo fará melhorias na rede de esgotamento sanitário. Na região do Alto Acre, uma nova ponte sobre o rio Acre e o contorno viário de Brasileia e Epitaciolândia começam a ser construídos a partir deste ano.

Já em Acrelândia, a reforma e ampliação do Hospital Geral já estão asseguradas. Sena Madureira ganhará uma quadra poliesportiva no Quartel da Polícia Militar. Em Xapuri, Manoel Urbano e Rodrigues Alves serão contratadas empresas para serviços especializados em manutenção de ramais e construção de bueiros e pontes visando apoiar a produção florestal e agroflorestal comunitária. Obras de melhoria em ramais também serão feitas em outros municípios do estado.

“Estamos fazendo tudo para desenvolver o nosso estado. Nasci no interior e tenho esse olhar especial para os municípios que tanto precisam de investimentos. O momento é de arregaçar as mangas e trabalhar muito em prol do nosso povo e é isso que vamos fazer daqui para frente”, declarou Gladson.

“O momento é de arregaçar as mangas e trabalhar muito em prol do nosso povo e é isso que vamos fazer daqui para frente”, declarou Gladson Fotos: Marcos Vicentti/Secom

Comitê Mais Obras

O pacote de obras é resultado do trabalho conjunto de vários órgãos estaduais. No último dia 8 de maio, o governo do Acre publicou um decreto regulamentando a criação do Comitê Mais Obras. O principal objetivo é dar mais celeridade ao andamento de obras estratégicas.

O Comitê Mais Obras é composto pelas Secretarias de Infraestrutura, Planejamento, de Desenvolvimento Regional (Sedur), Secretaria Adjunta de Licitações, Departamento de Água e Saneamento (Depasa) e Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (Deracre) e tem como meta coordenar os investimentos em obras de infraestrutura como um todo, dinamizando e dando celeridade na elaboração e andamento de projetos licitados.

Participaram, ainda, da solenidade o presidente do Deracre, Ronan Fonseca; o secretário da Casa Civil, Ribamar Trindade; o secretário de Saúde, Alysson Bestene; o secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Brandão; e o chefe da Casa Civil municipal, Márcio Oliveira.

Confira o vídeo da reportagem