Um grande esforço concentrado está sendo realizado pelo governo do Estado, através do Deracre, e da prefeitura de Rio Branco, através da Emurb e da Semsur, para recuperar as ruas dos 32 bairros atingidos pela enchente do Rio Acre há um mês. A prioridade nesta fase é garantir o tráfego nos corredores de ônibus e também nas ruas de maior fluxo de veículos.
Desde a tragédia natural que deixou desabrigada em Rio Branco uma população de mais de 100 mil pessoas, o governo e a prefeitura têm envidado todos os esforços no sentido de evitar maiores danos. Quando as águas começaram a baixar, há duas semanas, um comitê da alagação chegou a ser montado, sob a coordenação do diretor-geral do Deracre, Marcus Alexandre, para realizar a limpeza dos bairros.
No Segundo Distrito, o Deracre e a Emurb têm mobilizado homens e máquinas para realizar a recuperação das ruas. Na última quinta-feira, 15, Marcus Alexandre, e o diretor-presidente da Emurb, Jackson Marinheiro, realizaram a vistoria dos trabalhos nos bairros Taquari, Cidade Nova, Quinze e Seis de Agosto.
Por um lado, o governo do Estado, através do Deracre, entra com os insumos, equipes de limpeza e equipamentos, e por outro, a prefeitura, por meio da Semsur e da Emurb, na recuperação das ruas também com equipes de apoio.
“Estamos realizando mais uma etapa da recuperação de Rio Branco, numa parceria do governo do Estado com a prefeitura de Rio Branco, sob a coordenação do prefeito Raimundo Angelim. É uma nova fase, na medida em que a limpeza das ruas praticamente já foi realizada nos bairros aqui do Segundo Distrito”, afirma Marcus Alexandre.
Segundo um levantamento realizado pela Emurb, serão cerca de 50 quilômetros de vias a serem recuperadas nos 32 bairros atingidos. “Temos um compromisso de concentrar nossas energias, nesse momento, nos bairros mais afetados, de forma direta ou indireta”, enfatiza o diretor do Deracre.
A ampliação da parceria com o governo do Estado é uma determinação do prefeito Raimundo Angelim para atender o maior número de famílias nos bairros. “Essa nossa parceria com o Deracre permite que a gente possa fazer a recuperação dos principais pontos atingidos pela alagação”, afirma Jackson Marinheiro.