O governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco oferecem serviços de várias secretarias para as famílias atingidas pela cheia do Rio Acre e que estão abrigadas no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco. Já são 237 famílias, que totalizam 997 pessoas. Dessas, 470 são crianças, que recebem atenção especial.
A secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Multimeios, Secretaria de Esporte e Lazer e Fundação de Cultura Garibaldi Brasil, desenvolvem várias atividades lúdicas com as crianças – futebol e outras atividades esportivas, bambolê, brincadeira de corda, pintura e cinema.
Já a Secretaria Adjunta da Mulher, por meio da Casa Rosa Mulher, oferece corte gratuito de cabelo para homens e mulheres. Cerca de 50 profissionais dessas secretarias atuam no Parque, além das equipes da Semsur, que garantem a limpeza do local e acomodação das mudanças das famílias que chegam ao espaço. A secretária de Assistência Social, Dôra Araújo, relata que todo esforço do governo do Estado, prefeitura de Rio Branco e Exército Brasileiro é feito para minimizar o sofrimento das famílias atingidas pela cheia do Rio Acre.
No posto de saúde instalado no Parque, médicos da Secretaria Municipal de Saúde e do Exército fazem o atendimento de crianças e adultos que estão abrigados no local. Há ainda a realização de exames, vacinação e distribuição dos medicamentos prescritos pelos médicos durante as consultas.
O prefeito Marcus Alexandre visita diariamente o Parque de Exposições, a Sala de Situação no Corpo de Bombeiros, onde é feito o monitoramento do Rio Acre e dos bairros, e também as áreas alagadas. A determinação do governador Tião Viana e do prefeito é de que nenhuma chamada feita via Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) – telefone 193 – deixe de ser atendida.