Governo e prefeitura de Rio Branco firmam parceria para construção de novas faixas elevadas

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), a Prefeitura Municipal de Rio Branco e o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) anunciaram nesta quarta-feira, 24, em coletiva de imprensa, a construção de novas faixas elevadas na capital e firmaram novas parcerias.

Segundo o diretor-geral do Detran/AC, Pedro Longo, a iniciativa faz parte da segunda fase do Programa de Proteção à Vida em Respeito às Faixas de Pedestres, implantado no início de sua gestão, em 2016.

“Desde que as faixas elevadas foram implantadas na cidade, os números apontam uma redução significativa de acidentes com vítimas fatais no estado”, afirma Longo.

Segundo o diretor-geral da autarquia, Pedro Longo, as faixas elevadas contribuem para a redução de acidentes (Foto: Fhaidy Acosta/Detran)

Desde o início do programa já foram construídas cinco faixas elevadas na cidade de Rio Branco. Nesta segunda fase, serão construídas mais cinco em pontos estratégicos para proporcionar mais segurança na travessia dos pedestres e oferecer maior  visibilidade aos condutores.

“Os pontos escolhidos para a construção das novas faixas foram os de grande fluxo de pedestres e vão colaborar muito para a mobilidade urbana”, afirma o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre.

As obras vão se iniciar em fevereiro, com previsão para ser concluídas até abril deste ano (Foto: Detran)

As intervenções de engenharia são realizadas pelo Detran/AC em parceria com o Deracre e a prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes (RBTrans). A parceria prevê ainda a revitalização da sinalização em diversas vias da capital. As obras vão se iniciar em fevereiro, com previsão para ser concluídas até abril deste ano.

As faixas elevadas favorecem a mobilidade urbana, de forma a garantir prioridade ao pedestre, e concedem mais acessibilidade aos cadeirantes, idosos e crianças, por se tratar de uma extensão de calçada, livre de obstáculos como rampas.

O programa pretende difundir a importância das regras de trânsito e promover a mudança de comportamento da população, tornando permanentes, em todo o estado, as ações de educação e respeito às faixas e será estendido a outros municípios do Acre.

Novas faixas elevadas

1 – Rua Epaminondas Jácome

Ponto de referência: Loja Maçônica.

2 – Via Chico Mendes
Ponto de referência: DERACRE.

3 – Estrada da Sobral
Ponto de referência: próximo a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Barroso da Silva.

4 – Rua José Gomes de Freitas
Ponto de referência: próximo a Escola Francisco Salgado Filho.

5 – Rua Leblon – Ponto de referência: Em frente à praça.

Faixas já instaladas

1 – Gameleira, Rua Eduardo Asmar

Ponto de referência: Em frente à bandeira

2 – BR-364

Ponto de referência: Em frente ao Ibis Hotel

3 – BR-364

Ponto de referência: Em frente à empresa Contax

4 – Rodovia AC-40

Ponto de referência: perto do Parque de Exposições

5 – Via Chico Mendes Ponto de referência: Próximo ao Supermercado UAI

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter