Prédio será construído na Baixada do Sol e atenderá mais de 1.500 pessoas
O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), Marcelo Minghelli, recebeu na tarde de terça-feira, 4, das mãos do governador Tião Viana e do prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, o título definitivo de uma área de terra localizada na Baixada do Sol doada pelo governo do Estado e pela prefeitura de Rio Branco destinada à construção uma unidade avançada do Ifac.
A nova unidade antes seria construída no terreno onde atualmente funciona a Semsur, mas o local da construção precisou ser modificado e, por isso, a prefeitura optou por doar outra área, na mesma região, porém ainda maior.
A Unidade Avançada do Ifac deverá atender cerca de 1.500 pessoas. O novo prédio em Rio Branco será construído numa área de 5,2 hectares.
"Essa é uma doação estratégica para a democratização e interiorização da educação profissional, científica e tecnológica no Estado e principalmente no município de Rio Branco. O esforço do município e do governo do Estado vai nos possibilitar atuar diretamente numa das áreas de maior vulnerabilidade social", enfatizou Minghelli.
Raimundo Angelim ressaltou que o Ifac decidiu investir na construção de uma unidade avançada na Baixada do Sol porque naquela região vivem aproximadamente 80 mil pessoas, sendo que a maior parte está em situação de vulnerabilidade social.
"O município fica feliz com esse aporte educacional que está recebendo da presidente Dilma e do ministro da Educação, Fernando Haddad", declarou Angelim.
O governador Tião Viana avalia que o reitor Marcelo Minghelli foi muito sensível ao olhar para região da Baixada do Sol e buscar um investimento de R$ 14 milhões para construção de um centro para formação profissional daquelas pessoas. "Essa será mais uma forte oportunidade para a juventude do Acre", disse Viana.
Investindo no Acre – O reitor do Ifac revelou que o novo campus do Instituto Federal vai ofertar cursos levando em consideração os investimentos do governo do Acre na área de processos industriais e piscicultura.
"Vamos poder ofertar uma estrutura significativa na Baixada do Sol. Nós temos cursos que já funcionam na unidade de Rio Branco, no Xavier Maia, que são cursos de logística, informática e cooperativismo. Agora vamos abrir um novo eixo prevendo o processo de industrialização do Acre", contou.
Além de Rio Branco, o Ifac possui unidades nos municípios de Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri. Somente em Xapuri foram investidos R$ 8 milhões, aproximadamente, este ano.