O governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), realizou na quinta-feira, 31, um alinhamento de ações com a prefeitura de Porto Walter. Na ocasião, o presidente Beto Murad e o prefeito César Andrade trataram a respeito da vistoria técnica realizada no ramal de ligação de Porto Walter a Rodrigues Alves.
“Sabemos da importância dessa estrada para as famílias de Porto Walter e temos trabalhado dando total apoio ao município”, enfatizou o presidente do Deracre, Beto Murad.
Também participaram da reunião, a chefe do Núcleo de Meio Ambiente do Deracre, Leidiane Silva; o gerente da Macrorregional II da autarquia em Cruzeiro do Sul, José Mauri Barboza; o vereador na Câmara Municipal de Porto Walter, Rosildo Cassiano; e a equipe técnica.
Na terça-feira, 29, as equipes do Deracre, do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e da prefeitura percorreram uma estrada de terra de 83 quilômetros em 8 horas, para buscar uma solução para a conexão do município com Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul.
A visita teve como objetivo a realização de acompanhamento de estudo e levantamento de impacto ambiental na estrada vicinal. A chefe do Núcleo de Meio Ambiente do Deracre, Leidiane Silva, destacou que a vistoria teve o objetivo de tratar da regularização e liberação da licença ambiental, bem como minimizar e reparar os danos para garantir a tão sonhada interligação dos municípios.
“Estamos trabalhando para atender às demandas dos órgãos de controle e fiscalização, respeitando as leis ambientais, e foi projetado um novo traçado que não irá passar pelas terras indígenas”, afirmou Leidiane Silva.
Para a chefe da Divisão de Infraestrutura do Imac, Antonia Alcilene, o órgão tem papel importante na realização do licenciamento ambiental, obedecendo critérios estabelecidos em lei, com o intuito de corrigir possíveis danos ambientais nas terras indígenas.
“O Imac está trabalhando dentro da legalidade para liberação do licenciamento ambiental. A presença das equipes na vistoria representa o compromisso e cuidado para viabilização dessa estrada”, destacou.
O prefeito de Porto Walter, César Andrade, afirmou que a estrada de terra apresenta pontos críticos, devido a falta de trafegabilidade, e acredita que, depois da vistoria técnica dos órgãos, será possível a retomada dos trabalhos de interligação.
“O trajeto está com dificuldade de acesso em alguns pontos, mas certamente teremos uma resposta positiva do Ibama e da Funai, após a vistoria técnica, para garantir o licenciamento. O apoio do Imac e do Deracre tem sido fundamental para essa estrada, que já traz e trará ainda mais desenvolvimento, melhorará a prestação dos serviços e gerará mais emprego e renda”, enfatizou César Andrade.