Além das áreas agricultáveis da região, os técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apresentaram as ações do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA).
O governo do Estado vem desenvolvendo uma gestão diferenciada, com o diálogo constante entre os setores da produção e do meio ambiente. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, e a equipe de técnicos da Sema recebeu o prefeito de Capixaba, Manoel Maia, e o secretário de Agricultura do município, Sandro Marcelo Almeida, para apresentar as possibilidades de desenvolvimento do agronegócio em áreas com maior potencial para produção agrícola.
O mapa com as áreas agricultáveis da região de Capixaba foi apresentado e entusiasmou o prefeito. “É muito importante buscar conhecimento e agir dentro do que é correto. Acreditamos que o desenvolvimento pode, sim, estar aliado à conservação do meio ambiente. Estamos aqui no Cigma vendo de perto vários dados valiosos”, disse o prefeito.
O secretário Israel Milani reforçou o convite para as demais prefeituras. “É um pedido constante do nosso governador Gladson Cameli, o de atender bem a todos. Estamos firmando essa parceria com as prefeituras para também implementar o PRA, um programa que tem tudo para oferecer aos produtores além da regularização ambiental, possibilidade de financiamento e retorno financeiro”.
A reunião aconteceu no Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), em Rio Branco, para firmar parceria com o Estado. Os técnicos do Escritório de Gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do PRA apresentaram as áreas agricultáveis da região e também falaram sobre as espécies que podem melhor se desenvolver no município. Para 2021, a meta da Sema é implementar o PRA em mais de cem hectares no Acre.
Sobre o Cigma
Com suporte tecnológico, ferramentas geoespaciais e técnicos capacitados, o Cigma oferece informações qualificadas para direcionar as estratégias de políticas do governo. O centro é coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e conta com a parceria do Instituto de Meio Ambiente (Imac), o Instituto de Terras (Iteracre), o Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e a Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).
Fazem parte do Cigma, a Sala de Situação e Monitoramento Hidrometeorológico, a Unidade Central de Geoprocessamento (Ucegeo), o Escritório Técnico de Gestão do Cadastro Ambiental Rural e do Programa de Regularização Ambiental (CAR/PRA), além da Divisão de Geoprocessamento do Imac.
Serviço:
O Cigma fica localizado no prédio da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre – Funtac, na Rua das Acácias, 219 – Distrito Industrial – Rio Branco/AC – CEP: 69. 920-175.