Governo e Prefeitura de Assis Brasil fecham parceria para ampliar regularização ambiental

Dos 426 imóveis cadastrados na base do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) na cidade, 134 estão aguardando cumprimento de apresentação de documentos e apenas um já está apto à regularização ambiental

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), vem realizando parcerias com as prefeituras para descentralizar a gestão ambiental. O Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), criado na gestão do governador Gladson Cameli, está capacitando técnicos dos municípios para que eles possam auxiliar a comunidade, especialmente os produtores rurais, a acessar informações para a regularização ambiental.

O secretário de Meio Ambiente, Israel Milani, e a equipe do Cigma receberam o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, na manhã desta segunda-feira, 15, para apresentar o trabalho realizado. Os técnicos da Sala de Situação de Monitoramento Hidrometeorológico e do Escritório de Gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambienta (PRA) apresentaram os dados referentes ao município.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, e a equipe do Cigma receberam o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia para apresentar o trabalho realizado. Foto: assessoria Sema

Chamou a atenção do prefeito o baixo percentual de conclusão da etapa do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Em Assis Brasil, dos 426 imóveis cadastrados na base do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), 134 estão aguardando cumprimento de apresentação de documentos e apenas um já está apto à regularização ambiental.

Israel Milani reforçou o apoio, disponibilizando a equipe para capacitar os técnicos: “O acesso à informação é o princípio para realizarmos uma gestão descentralizada. Nosso trabalho, a pedido do governador Gladson Cameli, é fazer com que todos os acreanos tenham acesso à informação para melhorar a sua vida”.

“Eu estou impressionado com a capacidade que o Estado tem aqui neste centro. Nós vamos sim enviar técnicos para aprender a usar esses dados e melhorar as condições de vida da nossa população”, disse o prefeito Jerry.

“Estou impressionado com a capacidade que o Estado tem aqui nesse centro”, disse o prefeito Jerry Correia. Foto assessoria Sema

Sobre o Cigma

Com suporte tecnológico, ferramentas geoespaciais e técnicos capacitados, o Cigma oferece informações qualificadas para direcionar as estratégias de políticas do governo. O centro é coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e conta com a parceria do Instituto de Meio Ambiente (Imac), do Instituto de Terras (Iteracre), do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).

Fazem parte do Cigma a Sala de Situação e Monitoramento Hidrometeorológico, a Unidade Central de Geoprocessamento (Ucegeo) e o Escritório Técnico de Gestão do Cadastro Ambiental Rural e do Programa de Regularização Ambiental (CAR/PRA), além da Divisão de Geoprocessamento do Imac.

Serviço:

O Cigma fica localizado no prédio da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), na Rua das Acácias, 219 – Distrito Industrial – Rio Branco/AC – CEP: 69. 920-175.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter