Governo e prefeitura certificam jovens no Telecentro do Horto Florestal nesta quinta

Em continuidade ao projeto de capacitação profissional e inclusão digital, o governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco certificam cerca de 30 alunos que concluíram o curso Operador de Computador e Educação Ambiental. O evento será realizado às 9 horas desta quinta-feira, 25, no Horto Florestal.

O diferencial dos cursos é a inserção do componente de Educação Ambiental no currículo dos alunos, trabalhando a política de conscientização sobre a importância da proteção e conservação do Meio Ambiente, incluindo orientações gerais sobre questões ambientais e visitas orientadas nos parques municipais (Horto Florestal e Parque Chico Mendes) e na Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre), que colaboram para a formação de uma consciência crítica e participativa dos discentes frente às questões ambientais.

Com carga horária de 80 horas, o curso foi realizado no Telecentro do Horto Florestal, pela Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia).

Os cursos são ofertados à custo zero para a comunidade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Mais de 18 mil jovens capacitados

O governo do Estado, por meio da Sect desenvolveu o sistema de inclusão digital como forma de incentivar os jovens a entrarem no mercado de trabalho ainda mais qualificados. Os cursos e oficinas realizados nos Telecentros abrangem diferentes áreas de atuação e são oferecidos a custo zero para a comunidade.

Com este objetivo, a Sect leva aos alunos, principalmente de escolas públicas, tecnologias que apropriem o sentido de informática educativa de uma maneira mais democrática, fortalecendo os pilares educacionais. Desta forma, proporciona atividades educacionais através da inclusão digital para os alunos das escolas públicas, ofertando cursos de qualificação profissional na área de informática e gestão e também atividades da área de educação inclusiva através de cursos e oficinas de libras.

Desde a implantação dos espaços, em 2015, mais de 20 mil atendimentos foram contabilizados nos diversos telecentros existentes em Rio Branco, incluindo acesso às novas tecnologias, qualificações dentre outros. Em parceria com algumas instituições, nos últimos quatro anos aproximadamente 18 mil pessoas foram qualificadas por meio de cursos e oficinas, a proposta do governo do estado é que esse número possa aumentar nos próximos 3 meses.

Saiba mais: Governo e prefeitura certificam jovens no Telecentro do Horto Florestal nesta quinta

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter