De acordo com dados da Defesa Civil, 653 famílias, totalizando mais de 2,5 mil famílias foram desabrigadas pelo rio Acre no período de 2 a 23 de abril
O governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco realizaram no final da tarde desta terça-feira, 7, uma solenidade para homenagear as instituições e pessoas que aturam no apoio às famílias desabrigadas pela cheia do rio Acre, ocorrida em abril. Mais de 500 pessoas e 30 instituições do Estado e do município atuaram diretamente no apoio aos desabrigados. Durante a solenidade, foram entregues certificados de agradecimento pelos serviços prestados. O evento aconteceu no teatro Plácido de Castro.
De acordo com dados da Defesa Civil, 653 famílias, totalizando mais de 2,5 mil famílias foram desabrigadas pelo rio Acre no período de 2 a 23 de abril. Elas ficaram abrigadas no parque de exposições Marechal Castelo Branco e receberam atendimento e acompanhamento durante todo o período em que estiveram no local. Foi montado o comitê Acre Solidário, que atuou na arrecadação de alimentos, agasalhos e outros que foram distribuídos paras as famílias desabrigadas.
A primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, que representou o governador Tião Viana durante o evento, lembrou que o período de alagação em que o rio Acre chegou a 16,16 metros desabrigando centenas de famílias, foi um momento muito difícil, mas que o povo acreano foi solidário e acolhedor, atendendo ao chamado do Estado e do município, vindo a ajudar a minorar o sofrimento daqueles que se encontravam desabrigados. “Hoje, com muita alegria, nós estamos aqui, junto do município homenageando essas pessoas, pois elas foram fundamentais no socorro e no atendimento de todos que se encontravam em situação difícil naquele momento”, disse Marlúcia Cândida.
Marlúcia Cândida lembrou que foram arrecadadas diversas toneladas de donativos e que, na sexta-feira, 10, os membros do comitê Acre Solidário vão realizar um evento para prestar contas do que foi arrecadado e distribuído aos desabrigados. O evento acontece às 17 horas, no teatro Plácido de Castro.
O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, disse que a prefeitura e o governo do Estado se uniram para homenagear aqueles que contribuíram firmemente para amenizar o sofrimento dos desabrigados. “A gente está aqui hoje para agradecer a todos e lhes entregar um certificado de reconhecimento e demonstrar a nossa gratidão a essas pessoas”, disse Angelim.
O chefe da Defesa Civil estadual, coronel João Oliveira, elogiou o trabalho de apoio aos desabrigados e disse que o povo acreano mostrou sua solidariedade ao unir-se em torno de um comitê e em torno das instituições do Estado, do município e do governo federal para prestar apoio a quem necessitava. “O apoio aos desabrigados foi muito bem feito, pois todos aqueles que precisavam foram atendidos. No Brasil, a gente não vê uma situação como essa, onde há praticamente uma cidade montada no parque de exposições, com todo o atendimento básico. Por isso estão todos de parabéns por esse belo trabalho realizado”, afirmou João Oliveira.