Governo e parceiros alinham ações contra a violência nas escolas

O governo do Estado, representado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Secretaria de Saúde (Sesacre) e Secretaria de Segurança Pública (Sejusp) participou na manhã desta sexta-feira, 14, no Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) de um encontro para tratar sobre violência nas escolas.

Além das secretarias do governo, participaram também representantes da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC), Defensoria Pública, Polícia Federal, Secretaria Municipal de Educação (Seme), Tribunal de Justiça (TJ) e Ministério Público do Acre (MPAC).

Secretário Aberson Carvalho (SEE) destacou as ações para o enfrentamento à violência nas escolas. Foto: Kristel Noriega/Ascom DPE

O tema do encontro entre as instituições foi Ações do Poder Judiciário do Acre de combate à violência nas escolas. Na oportunidade, foi criado o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à violência escolar.

O secretário de Educação, Aberson Carvalho, destacou os esforços que estão sendo realizados pela SEE no enfrentamento à violência nas escolas, que assola o país, e as medidas que estão sendo adotadas no sentido de minimizar essa situação.

Ele explicou que, ao longo dos dias, a secretaria já vinha se reunindo com as entidades, como o sindicato das escolas particulares e algumas ações que já estão em andamento. “Na segunda-feira vamos emitir uma portaria com algumas ações que iremos realizar nas escolas”, afirmou.

Entre essas ações, ele cita a revista dos alunos na entrada das escolas, além do reforço no policiamento escolar com rondas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). “Esse programa é fundamental para que possamos minimizar essa situação”, destaca.

Além disso, será realizada a descentralização dos recursos às escolas, para que elas possam adquirir mais rapidamente pórticos na entrada. “Nossas escolas são abertas, por blocos e arejadas e isso nos leva a uma dificuldade no monitoramento, e essas medidas, no momento, se fazem necessárias”, disse o secretário Aberson Carvalho durante a reunião.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest