Cigma

Governo é painelista em encontro que aborda uso de plataformas de dados da gestão ambiental

O potencial e os desafios de uso da tecnologia a favor da gestão ambiental foi o tema de uma apresentação do governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), nesta quarta-feira, 14, que ocorreu no auditório do Instituto Nacional de Criminalística (INC), na sede da Polícia Federal, em Brasília (DF).

Secretária Julie Messias representou o governo e foi painelista em um encontro que abordou uso de plataformas de dados. Foto: Cedida

As ferramentas usadas para mapear dados relacionados a queimadas e desmatamento pelo Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma) através do Satélite Planet foram apresentadas pela secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Julie Messias, durante o Encontro Anual de Usuários da RedeMAIS, cujo tema foi “Fortalecendo a Eficiência na Gestão Pública com Uso de Tecnologia e Inovação”.

A RedeMAIS faz parte do Programa Brasil Mais e tem finalidade de estruturar um ambiente de compartilhamento de tecnologias, metodologias, técnicas e dados atualizados entre os integrantes – instituições, órgãos, e entidades públicas da área de segurança pública das esferas federal, estadual, distrital e municipal.

A secretária foi painelista no encontro e exemplificou como o Cigma usa as imagens do Satélite Planet no mapeamento de informações.

“O uso das imagens é de grande importância na tomada de decisões e oportuniza a melhora na qualidade dos produtos cartográficos elaborados pelo Cigma, além de ter trazido mais informações espaciais em uma escala temporal de análise do Cadastro Ambiental Rural [CAR] ao licenciamento ambiental. Isso melhorou nossa percepção espacial e pareceres técnicos”, explicou.

A secretária disse ainda que as imagens captadas são um grande avanço na agenda ambiental e na elaboração de políticas públicas. “O aprimoramento das informações espaciais e dos protocolos de monitoramento auxiliam na tomada de decisões e estratégias de controle do desmatamento, regularização e monitoramento ambiental”.

Produtos desenvolvidos pelo Cigma com imagens Planet

Mapas de monitoramento da degradação florestal por desmatamento e queimadas; Auxílio no monitoramento e suporte para fins de Comando e Controle; Monitoramento de eventos de risco, inundações e desastres naturais. Apoio na análise do CAR; Apoio na análise do licenciamento ambiental; Pareceres técnicos de geoprocessamento para subsidiar projetos de restauração florestal.