Governo e movimento comunitário discutem políticas de infraestrutura

Encontro faz parte da agenda de governo

governador_movimento_comunitario_foto_angela_peres_1.jpg
 governador_movimento_comunitario_foto_angela_peres_4.jpg
 

governador_movimento_comunitario_foto_angela_peres_7.jpg

A reunião aconteceu no final da tarde desta segunda-feira, 24, e contou com a presença do governador Tião Viana, do prefeito Raimundo Angelim, secretários e diretores de governo, e de presidentes e conselheiros de bairros das sete regionais da capital (Fotos: Angela Peres)

Com a proposta de apresentar a prestação de contas das ações e o planejamento para os próximos meses, representantes do governo do Estado, prefeitura de Rio Branco e movimento comunitário voltaram a se reunir. Estes encontros foram definidos ainda no início da atual gestão, com periodicidade de 90 dias. Em pauta o programa Ruas do Povo e o abastecimento de água em Rio Branco.

A reunião aconteceu no final da tarde desta segunda-feira, 24, e contou com a presença do governador Tião Viana, do prefeito Raimundo Angelim, secretários e diretores de governo, e de presidentes e conselheiros de bairros das sete regionais da capital. "Trabalhamos pautados na relação de confiança. Apresentando a situação atual e planejamento para os outros meses", destacou o diretor-presidente do Deracre, Marcus Alexandre.

Entre os assuntos relacionados na prestação de contas está a conclusão da primeira etapa do programa Ruas do Povo. Nestes primeiros meses foram pavimentadas 84 ruas, totalizando 26 quilômetros de melhorias. "Já estamos com a primeira etapa concluída. Até julho do ano que vem metade das ruas do Estado, que precisam de intervenção, serão pavimentadas. Somente em Rio Branco serão 1.500 ruas até julho de 2012. Esta parceria democrática é muito importante, apostamos no caminho da união", disse Tião Viana aos representantes do movimento comunitário.

Angelim prosseguiu dizendo que a pavimentação de ruas e a melhoria do abastecimento de água são desafios a serem vencidos. "Temos 52 obras em execução e estamos trabalhando a partir da formação do Comitê Gestor de Saneamento para dar respostas às comunidades". O Comitê a que o prefeito se refere é formado pelo Depasa, Saerb e Deracre, e tem a missão de unir esforços para a regularização do abastecimento de água, nos bairros do 2º Distrito, na região do Calafete e na Baixada da Sobral.

Para isso serão investidos R$ 32 milhões na produção, reserva e distribuição de água. Inicialmente foi realizado um diagnóstico da atual situação, mostrando o número de ligações, cobertura, número de moradores, e depois definido um plano de ação para garantir a melhoria do sistema de abastecimento nestas localidades.

Os resultados deste estudo e as metas foram apresentados aos presidentes e conselheiros de bairros. Para o presidente do bairro Comara, Amarildo dos Santos, as reuniões são bastante proveitosas por serem um momento para conhecer o que está sendo programado e dar orientações às equipes de governo sobre o que realmente precisa ser feito nos bairros. "Assim temos contato direto com governo, estamos participando da construção das políticas públicas. Tudo o que dito nas reuniões é repassado nos bairros", concluiu.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter