Marceneiros de vários municípios se reuniram no Polo Moveleiro de Rio Branco com o governador em exercício, César Messias, com o secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Edvaldo Magalhães, e com o diretor-presidente do Imac, Fernando Lima, para avaliar os resultados das ações desenvolvidas pelo governo do Estado em prol do setor marceneiro e moveleiro.
Na oportunidade, foi comemorado o Dia do Marceneiro, celebrado no dia 19 de março. Também foram definidos pontos para serem debatidos durante o II Encontro dos Marceneiros, que será realizado em abril
Os marceneiros fizeram questão de agradecer o apoio do governo do Estado, através do Programa de Apoio ao Setor Marceneiro e Moveleiro, que está sendo executado desde abril de 2011. Eles destacaram, entre outras coisas, a facilidade ao acesso à matéria-prima, a legalização dos empreendimentos e o programa de compras governamentais.
“Mais uma vez queremos agradecer o apoio dado pelo governador Tião Viana e pelo secretário Edvaldo Magalhães para os marceneiros do Acre. Deixamos de ser tratados como bandidos para sermos valorizados”, afirmou o presidente da Central de Cooperativa dos Marceneiros do Acre, João Evangelista. O presidente do Sindmóveis, Francisco Augusto de Souza, lembrou que muitos marceneiros não tinham condições de trabalhar e viviam na clandestinidade. Emocionado, ele afirmou que várias marcenarias foram fechadas e marceneirosl presos.
“Hoje vivemos uma nova realidade. Conseguimos fechar negócios até com o governo do Estado, competindo de igual para igual com as grandes empresas. Estamos produzindo o mobiliário escolar e ao mesmo tempo fazendo novos investimentos. Isso representa um novo momento para o setor”, disse.
Governo renova apoio aos marceneiros
O governador em exercício, César Messias, fez questão de destacar a importância do Programa de Apoio ao Setor Marceneiro, lembrando que o governador Tião Viana tem se esforçado para garantir melhorias para marceneiros de todo Estado. “Se olharmos para trás, veremos que temos muito o que comemorar. Muitas foram as conquistas para os nossos marceneiros. Tudo isso, graças à decisão do nosso governador Tião Viana, que tomou as medidas certas e soube escolher o Edvaldo Magalhães para estar à frente desse trabalho”, destacou.
Afirmando que o II Encontro de Marceneiros do Acre será um momento importante para definir novas ações para garantir benefícios para o setor, o secretário Edvaldo Magalhães disse que muitos foram os avanços, mas que será necessário avançar ainda mais. “Precisamos ir mais longe. Avançamos muito. O que pactuamos no I Encontro estamos cumprindo. Mas vamos definir novas metas e cumprir. Nosso objetivo é de que os marceneiros do Acre tenham as condições necessárias para trabalhar”, afirmou.
O diretor-presidente do Imac, Fernando Lima, disse que o órgão continuará sendo parceiro dos marceneiros, adotando as medidas necessárias para que possam continuar trabalhando com segurança e dentro da legalidade.