Governo e Instituto de Matemática Pura e Aplicada assinam termo de cooperação

Diretor do Impa (C) destacou experiência pioneira do Instituto de Matemática do Acre (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Diretor do Impa (C) destacou experiência pioneira do Instituto de Matemática do Acre (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O governo do Acre, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) assinou na segunda-feira, 9, um termo de cooperação com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). A solenidade foi realizada no Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia (Crie).

Da assinatura do termo de cooperação participaram o secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, o vice-prefeito e secretário municipal de Educação (Seme), Márcio Batista, o deputado federal Sibá Machado e o deputado estadual Daniel Zen.

O termo de cooperação técnica entre o governo do Estado e o Impa prevê o intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes, a implementação de projetos conjuntos de pesquisa, a promoção de eventos científicos e culturais e o intercâmbio de informações e publicações acadêmicas.

Marco Brandão fez questão de destacar a importância da parceria informando que o Instituto é o responsável pela Olimpíada de Matemática.

A partir da assinatura desse termo, será possível realizar a formação continuada de professores e a capacitação de estudantes.

“Buscamos o maior parceiro que há no Brasil, que é o Impa, e assim vamos fortalecer as ações do Instituto de Matemática, quer com o intercâmbio, quer com a formação continuada dos professores e trazer a matemática cada vez mais perto dos nossos jovens”, disse Brandão.

O diretor-geral do Impa lembrou que o Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia do governo do Estado é uma experiência pioneira no Brasil e que o instituto está aberto para colaborar com todos os atores sociais que trabalham pela qualidade da educação em todo o país.

“O Instituto de Matemática, Ciência e Filosofia do Acre é uma experiência pioneira em todo o Brasil, e estamos abertos a colaborar, sobretudo com o governo do Estado, que tem um compromisso maior com a qualidade da educação”, afirmou o diretor do Impa.