Educação acreana

Governo e Ifac firmam parceria para Feira Nacional de Matemática no Acre, em 2018

Com participação de mais de 10 mil pessoas ao longo das últimas cinco edições, a VI Feira Nacional de Matemática será realizada no Acre em 2018. O evento será organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), com apoio de diversas instituições, incluindo o governo do Estado. Deve ocorrer de 30 de maio a 1 de junho de 2018.

Governo do Estado apoiará a Feira Nacional de Matemática, a ser realizada no Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em reunião na Casa Civil essa semana, o governador Tião Viana recebeu a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante, para definir os parâmetros da parceria. “O Ifac e outras instituições federais passam por um momento de corte de orçamento. Estabelecer essas parcerias contribui muito para o andamento de nosso trabalho, que traz educação para o estado”, afirmou a reitora.

Com o Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia do Acre (IMCF), o governo do Estado tem estabelecido um novo cenário de ensino. Os alunos da rede pública estudam a matemática básica, o xadrez e até se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com a biologia, química orgânica e lógica matemática II, sempre nos períodos da manhã e da tarde.

Para Tião Viana, ter esse evento da matemática nacional é um ganho histórico para os alunos acreanos. “No Acre temos o Instituto de Matemática, que para nós, junto do Crie [Centro de Referências em Inovações para a Educação], abriga o futuro de nosso estado”, afirmou.

Feijão do Acre

Na oportunidade, a reitora entregou a primeira publicação no estado sobre os diversos tipos de feijão que predominam na região do Juruá. O livro “Feijões do Vale do Juruá” é feito por pesquisadores e alunos do Ifac e impresso na editora da instituição.