Governo e Embrapa se unem pelo fortalecimento das cadeias produtivas

Tião Viana agradeceu a parceria com a Embrapa que reforça o apoio do governo ao homem do campo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana agradeceu a parceria com a Embrapa que reforça o apoio do governo ao homem do campo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governo do Estado e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) fecharam, na tarde desta sexta-feira, 29, dois acordos de cooperação com o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas do Acre. Estiveram presentes na assinatura, o governador Tião Viana, o secretário de Agricultura e Pecuária (Seap), José Reis, e o chefe-geral da Embrapa Acre, Eufran Amaral.

Um dos acordos é de cooperação técnica e prevê que pesquisadores da Embrapa vão capacitar e treinar, inclusive com aulas de campo, técnicos da Seap que atuam diretamente no campo, junto ao produtor rural. O outro acordo é um termo de cessão de uso da área da Estação de Melhoramento e Difusão de Genética Animal (EMDGA), responsável por melhorias genéticas em gado leiteiro e de corte.

Para o governador Tião Viana, essa parceria vem em um momento importante para o Acre, em que o governo tem investido pesado nas cadeias produtivas e na busca da independência econômica do estado. “Agradeço à Embrapa e a todos os parceiros que temos aqui, pelos esforços nas nossas cadeias e pelo planejamento integrado”, disse.

O secretário José Reis reforçou: “Nós precisamos levar tecnologia para o homem do campo. A Embrapa é um órgão que desenvolve bastantes pesquisas no âmbito rural, e nós temos interesse nelas. Assim, podemos aperfeiçoar a cadeia da banana, do café e na bovinocultura de corte e de leite. É uma parceria para engrandecer esse trabalho e levar melhoria para o produtor”.

O chefe-geral da Embrapa Acre, Eufran Amaral, anunciou também o trabalho de avanço no zoneamento agrícola do Acre, a começar pela cultura do café e avançando pelas outras. Sobre as parcerias, Eufran ressaltou: “A EMDGA é muito importante porque permite avançarmos na qualidade dos animais no estado. E isso permite que rapidamente os produtores tenham animais de melhor porte. Assim, produzimos conhecimento e ao mesmo tempo esse conhecimento esta sendo absorvido”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter