Governo e Embaixada Norte-Americana pactuam colaborações sobre segurança de fronteira

Nesta quarta-feira, 23, o secretário de Segurança Pública do Acre, Paulo Cézar dos Santos, e o delegado de Polícia Civil, Rafael Santos, estiveram na sede da Embaixada Norte-Americana no Brasil, localizada em Brasília, para tratar sobre segurança de fronteira.

Encontro foi realizado em Brasília. Foto: cedida

Participaram do encontro, a diplomata Maria Cláudia de Oliveira, o investigador do Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI), Rodolfo Paredes, e o assistente do Escritório de Segurança das Forças Armadas, David Sorensen.

Na oportunidade, além de estreitar as relações entre o governo do Acre e Embaixada Norte-Americana, foram debatidas as temáticas referentes à migração ilegal, à atuação de grupos terroristas na região Amazônica e o combate ao narcotráfico nas regiões do Alto Acre e Vale do Juruá.

“Estabelecemos algumas tratativas destinadas à capacitação de profissionais, disponibilização de recursos e de um banco internacional de dados de reconhecimento de pessoas e de documentos falsos”, relata o secretário de Segurança Pública do Acre, Paulo Cézar dos Santos.

Segundo o gestor, o ponto mais importante da reunião foi a pactuação de uma visita técnica de seis integrantes do Departamento de Combate a Entorpecentes da Embaixada Norte-Americana e do FBI ao estado do Acre. A estimativa para o encontro com os policiais locais, seja na terceira semana do próximo mês, entre os dias 19 a 22 de julho.

“Será feito um levantamento das demandas da região, além de ofertamos uma série de cursos, equipamentos e soluções de tecnologia de informação para melhorar o combate ao narcotráfico e efetivar o controle do fluxo ao imigratório ilegal e tráfico humano”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter