Governo e embaixada alemã fortalecem cooperação de projetos sustentáveis

A cooperação visa investir em monitoramento e desenvolvimento de projetos sustentáveis (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A cooperação visa investir em monitoramento e desenvolvimento de projetos sustentáveis (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana recebeu na Casa Civil, nesta quinta-feira, 14, uma comitiva da embaixada alemã. Na ocasião, Tião apresentou ao embaixador alemão Dirk Brengelmann e sua equipe as políticas de produção e desenvolvimento sustentável do Acre.

A apresentação contou com o direcionamento das secretarias de política de meio ambiente. A vice-governadora Nazaré Araújo e a chefe da Casa Civil Márcia Regina Pereira também participaram da agenda.

Tião Viana contou que o Acre conseguiu avançar na diversificação da base econômica com várias frentes estratégicas, reconhecidas pelo Ministério de Meio Ambiente. Entre essas políticas, consta a legalização de mais de 27 mil imóveis, por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR), além da redução de 79 milhões de toneladas de carbono.

“Nós apostamos em atividades que pudessem aproveitar as áreas abertas. O Acre hoje possui três milhões de hectares dessas áreas, que são mais do que suficientes para a nossa política de desenvolvimento”, garantiu Tião Viana.

Também foram apresentados os programas de piscicultura, suinocultura, industrialização da castanha, da madeira, de laticínios, entre outros.

Mais investimentos para o Acre

O governador apresentou as políticas de produção e desenvolvimento sustentável do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O governador apresentou as políticas de produção e desenvolvimento sustentável do Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Tião Viana e o embaixador alemão discutiram ainda sobre a nova etapa de cooperação com o Acre, que visa não só investir na estruturação do sistema de monitoramento ambiental, mas no desenvolvimento de programas comunitários de piscicultura e plantio de frutíferas que favorecem, principalmente, o pequeno produtor.

“A cooperação entre o Acre e a Alemanha data de muitos anos. Eu fiquei muito feliz de ouvir que o estado continua com esse compromisso de trabalhar nessa área, protegendo as florestas e garantindo o ingresso sustentáveis para os produtores”, disse Brengelmann.

O secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, ressaltou que o estado protege e usa, de maneira sustentável, os 87% de floresta que detém, assim como os 13% de áreas abertas. “Temos 20 anos de investimento dos alemães no Acre. Estamos num processo de consolidação dessas cadeias produtivas, em que os alemães estão dispostos a nos ajudar”, contou.

Uma cooperação em defesa da sustentabilidade

A comitiva é integrada por Wolf-Michael Dio, diretor da GIZ no Brasil; Martin Klenke, cônsul da República Federal da Alemanha em Manaus (AM); Anselm Duchrow, coordenador de Programa CAR e Terra Legal; Christian Lauerhass, gerente de projetos do banco alemão KfW no Brasil; e Lena Bretas, conselheira da Embaixada Alemã. No Acre, até sábado, 16, eles irão conhecer, ainda, o complexo de piscicultura Peixes da Amazônia S.A., e cumprem agenda em Xapuri.

Foto: Gleilson Miranda/Secom
Edegard de Deus ressaltou que o estado protege e usa, de maneira sustentável, os 87% de floresta que detém (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter