Governo e Eletrobras finalizam doação de terreno para Centro Comercial de Brasileia

“Será um Centro Comercial à altura de uma cidade que foi arrasada pela cheia do rio, mas agora renasce pela força da comunidade”, disse Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“Será um Centro Comercial à altura de uma cidade que foi arrasada pela cheia do rio, mas agora renasce pela força da comunidade”, disse Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana esteve na manhã desta terça-feira, 14, em Brasileia, onde finalizou um importante ato para a economia da cidade: a doação de um terreno da Eletrobras para o governo do Estado, destinado à construção de um centro comercial para os empresários do município atingidos pela alagação do Rio Acre em 2015.

Dezenas de comerciantes da cidade se reuniram no auditório do Centro de Educação Permanente (Cedup), onde receberam o anúncio final de um processo longo, mas que será capaz de mudar todo o cenário econômico de Brasileia.

O terreno tem cinco mil metros quadrados e está avaliado em quase R$ 500 mil. Localizado na Avenida Marinho Monte, a região de maior crescimento comercial de Brasileia, o espaço está completamente fora da área de alagação do Rio Acre e pode abrigar mais de 40 pontos comerciais.

“Agora os empresários de Brasileia localizados na região de cheia do rio poderão fazer seus investimentos em cinco hectares de área cedidos pelo governo. Cada um vai investir cerca de R$ 150 mil nessa realização, e estamos falando de alguns milhões de reais capazes de aquecer a economia. Será um Centro Comercial à altura de uma cidade que foi arrasada pela cheia do rio, mas agora renasce pela força da comunidade”, disse Tião Viana.

O governador ainda anunciou ao empresariado local que em breve o governo fará nova campanha de negociação fiscal, com grandes descontos nos juros e nas multas daqueles em dívida com o Estado.

Longa caminhada

Depois da alagação de 2013, que cobriu quase toda a área urbana de Brasileia e arrasou o Centro à beira do rio, um grupo de empresários locais se reuniu com o governador Tião Viana para que ele intercedesse pela doação do terreno.

Tião Viana se comprometeu e interveio junto à Eletrobras Distribuição Acre pelo terreno, doando inclusive uma área do Estado para a empresa de energia em Rio Branco, onde funciona hoje uma subestação.

Ainda assim, o processo de doação precisou passar pelo Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), sendo finalizado em maio deste ano.

Ricardo Xavier, diretor da Eletrobras Acre, que oficializou a doação, explica: “Como o terreno era da União, tivemos que consultar esses órgãos para saber da possibilidade da doação. Foi um processo burocrático, que passou por várias etapas”.

O empresário Edivalson Rodrigues, um dos criadores do movimento que buscou a doação do terreno, declarou que neste momento encerra-se um ciclo e começa outro. “Nós, empresários, montamos uma comissão e fomos prontamente atendidos. O povo de Brasileia está agradecido pelo empenho e zelo do governador Tião Viana. Agora, temos que nos organizar. É um terreno grande, uma área nobre, e vamos nos empenhar para que vire um verdadeiro centro comercial. Só depende de nós”, disse.

O governo do Estado está encaminhando, já nesta semana, projeto de lei para a Assembleia Legislativa, onde dará cessão de uso do terreno para os empresários de Brasileia, permitindo com que eles possam iniciar as obras.

A deputada Leila Galvão, que tem destinado seu mandato em benefício, sobretudo, de Brasileia e também interveio pela doação, ressalta: “O comércio é um setor fundamental para a vida de uma cidade. E aqui são cerca de 50 empresários que movimentam a economia de Brasileia. O governador Tião Viana não tem medido esforços para contemplar nossa região, e hoje é mais um dia em que agradecemos”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter