Tião Viana é o maior defensor do projeto do anel viário e se comprometeu pelas adequações (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana recebeu nesta segunda-feira, 2, a visita do supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Acre, Thiago Caetano. Eles fecharam uma parceria entre o governo do Estado e o órgão federal para finalizar as adequações do projeto do anel viário de Brasileia, com expectativa para que ele seja licitado ainda este ano.
Um dos maiores defensores do projeto, desde quando era senador, Tião Viana, inclusive, foi o responsável por fazer com que a bancada federal do Acre destinasse toda a emenda de 2015 para o projeto, com um montante de R$ 50 milhões.
Inicialmente, o projeto da obra foi elaborado e contratado pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraestrutura do Acre (Deracre). Ainda assim, após a cheia histórica do Rio Acre em Brasileia, que inundou quase toda a área urbana da cidade, são necessárias readequações em seu traçado.
O governo se prontificou com as mudanças necessárias que foram propostas pelo Dnit e dará celeridade ao processo para que ele seja realizado o mais rápido possível.
O projeto do anel viário de Brasileia possui dez quilômetros de estrada contornando a cidade, além de uma ponte de via dupla com 240 metros. É um sonho dos moradores do município, por ser uma obra estratégica para o tráfego da Interoceânica, no acesso ao Peru, retirando da cidade a passagem de veículos de carga que cruzam a BR-317.