esporte

Governo e Confederação Brasileira promovem primeiro campeonato Open de Badminton Rio-Branquense

Neste sábado, 25, será realizado o primeiro campeonato Open de Badminton Rio-Branquense na Quadra de Esportes da Escola Padre Diogo Feijó, na capital, às 8 horas, com 16 jogos.

A competição é fruto de uma parceria do governo do Estado, via Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Secretaria Adjunta de Articulação Esportiva e Juventude, com a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), para ensinar e promover a modalidade, além de verificar como está o nível técnico dos atletas envolvidos com o badminton no Acre.

A disputa terá alunos da rede estadual de ensino, representando as escolas Marilda Gouveia Viana,  Lourival Sombra, Neutel Maia, Raimundo Gomes e Padre Diogo Feijó. Além de acadêmicos da Universidade Federal do Acre (Ufac), do Centro Universitário Uninorte (Uninorte) e comunidade externa.

Alunos da Escola Padre Diogo Feijó se preparam para o primeiro Open de Badminton Rio-Branquense. Foto: cedida

Dyefisson Rogério de Souza, presidente da Federação Acreana de Badminton, afirma que haverá outras competições, mas o I Open de Badminton, “terá edição única este ano limitado para os moradores de Rio Branco. Há previsão de uma Copa de Badminton Acreana, onde terá todo o estado participando e convidados de outros estados. No final do ano, haverá a etapa estadual de badminton com participação de todo o Acre”.

Sobre o Badminton

O badminton é uma modalidade esportiva praticada entre adversários que utilizam raquetes para rebater uma peteca, chamada de volante ou birdie. É um esporte que teve origem na Inglaterra, atualmente, faz parte dos jogos olímpicos e é praticado entre dois ou quatro atletas.

O objetivo é fazer com que a peteca atinja a área do adversário. Os competidores podendo estar em duplas ou apenas um atleta contra o outro ficam em áreas divididas por uma rede, semelhante ao tênis.