Produtores familiares de Porto Acre, distante 60 quilômetros de Rio Branco (AC-10), estão sendo beneficiados com a doação de mudas por meio da parceria entre a Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e o Viveiro da Floresta. Ao todo, cerca de 30 famílias de produtores familiares estão recebendo mais de sete mil mudas de várias espécies.
As mudas servem tanto para ajudar no sustento das famílias, como é caso das frutíferas, como também para reflorestar áreas já degradadas. Entre a distribuição de frutas se destacam mais de cinco mil mudas de açaí e 200 de abacaxi.
Das espécies que se destinam ao reflorestamento estão sendo doadas mudas de seringueira, amarelão, cerejeira, ipê-amarelo, copaíba, paricá, cedro-rosa e jatobá.
Elke Mirna, gerente do escritório da Seaprof em Porto Acre, explica o objetivo da entrega das mudas. “Estamos fortalecendo a parceria com esses produtores. Conseguimos viabilizar essas mudas junto ao Viveiro da Floresta e estamos repassando aos que têm interesse no cultivo de frutas, como açaí e abacaxi, e aos que têm áreas que precisam ser reflorestadas”, disse.
Já receberam mudas produtores familiares do Ramal Nova Esperança, da Associação de Chacreiros de Porto Acre e do Ramal do Caquetá.