Governo do Estado realiza modernização dos telecentros em todo o Acre

Revitalização vai reforçar e ampliar a inclusão digital

O programa de inclusão digital do governo do Estado do Acre, o Floresta Digital, através de recursos do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre (Proacre), realiza desde dezembro do ano passado a modernização de seus telecentros, com a entrega de novos equipamentos, em todas as unidades do programa.

De acordo com a Diretoria de Modernização Administrativa (DMA) da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), essa revitalização inclui microcomputadores, computadores Flat PC, fones de ouvido, webcams, nobreaks, roteadores sem fio, projetores multimídia, racks de parede, cadeiras e condicionadores de ar, em um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão.

O coordenador técnico responsável pelos telecentros, Eriton Brito, afirma que os antigos computadores Pentium IV de 2.0 GHZ, com 256 MB DDR e 333 MHZ, estão sendo substituídos por computadores Dual Core 2Duo, com processadores de 2.6 GHZ, 2GB DDR2 e 800 MHZ. "Os novos computadores são uma importante melhoria nos telecentros, pois vão tornar o serviço ainda mais rápido e eficiente”, destacou. O coordenador também explica que os novos computadores possuem placas de rede sem fio, que tornam possível o uso de uma rede lógica, sem a necessidade de cabos, e ainda ressalta o ganho em capacidade de armazenamento de dados. “Enquanto os antigos computadores possuíam uma HD que variava entre 40 e 120 GB, os novos possuem 250 GB – mais do dobro da capacidade.”

O programa de telecentros do Floresta Digital foi implantado em 2005 e hoje está presente em todos os 22 municípios do Acre, contando ainda com 11 telecentros na capital, Rio Branco. Essa presença maciça faz do Acre o único Estado brasileiro com telecentros em todos os seus municípios e o torna exemplo de política de inclusão no país. Com a modernização, o potencial será revigorado e vai tornar o acesso de todos à tecnologia da informação ainda mais fácil.

Alguns telecentros já receberam os novos equipamentos no fim do ano passado, como o telecentro Rui Lino, onde a monitora Daniele Morais destaca a reação da comunidade, que sempre pediu por acesso a câmeras web e fones de ouvido nos telecentros. “É muito legal ver o rosto dos usuários ao abrirem a porta e verem os computadores novos. Abrem um sorrisão”, diz Daniele, compartilhando da felicidade dos usuários.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter