O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM) e do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), realizou nesta quinta-feira, 7, a 11ª Conferência Estadual de Assistência Social, com o tema Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social.
“Estou aqui hoje graças ao Suas. Antes de conhecer o programa eu achava que era caridade, só entrava no Bolsa Família quem tinha padrinho. A sociedade me excluía e isso me dava medo. Eu não sabia que tinha uma política que poderia me devolver pra sociedade. Então eu fui me inscrever no Bolsa Família e um milagre aconteceu na minha vida; eu fui contemplada e pude pagar meu aluguel e colocar comida no prato das minhas filhas. Se não fosse o Suas, onde eu estaria?”. Esse é o relato da coordenadora do Fórum dos Usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no Acre, Antônia Fábia da Costa.
A conferência tem o objetivo de avaliar, propor e deliberar diretrizes para aperfeiçoar e consolidar o Suas à luz do Plano Decenal 2016/2026, qualificando as discussões sobre a Proteção Social do Suas, o financiamento público da política de Assistência Social e a participação social.
“Quero agradecer a todos por estarem aqui nessa luta. Eu enquanto assistente social sei dessa luta e do quanto ela é importante. Teremos resultados e vamos poder colher lá na frente”, ressaltou a secretária de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres, Claire Cameli.
A realização da conferência é uma oportunidade para se avaliar em que medida a gestão compartilhada tem sido cumprida e assumida como responsabilidade política e pública por todos os atores envolvidos, como condição para a consolidação do Suas; a garantia de direitos socioassistenciais dos usuários e da proteção social não-contributiva; a contribuição para a equidade e para a redução de desigualdades; a organização das ofertas de modo condizente com as demandas da população brasileira; e a contribuição da Política de Assistência Social para a melhoria das condições de vida e empoderamento dos usuários.
O evento contou com a presença de grande parte das secretarias municipais de Assistência Social do Estado do Acre, além de membros do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do colegiado estadual dos gestores municipais de assistência social.
O QUE É O SUAS?
Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema constituído nacionalmente com direção única, caracterizado pela gestão compartilhada e cofinanciamento das ações pelos três entes federados e pelo controle social exercido pelos Conselhos de Assistência Social dos municípios, Estados e União.