Em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) promoveu, nesta terça-feira, 30, um evento dedicado aos servidores da pasta. Realizado no auditório da Secretaria de Agricultura (Seagri), o evento visou conscientizar e oferecer cuidados essenciais à saúde dos trabalhadores.
A ação contou com uma palestra do médico da Secretaria de Saúde por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Acre), Luiz Carlos Jares, e de testes rápidos de doenças como Hepatite A e B, Sífilis e HIV.
A secretária da SEASDH Maria Zilmar da Rocha, ressalta que o Núcleo de saúde da pasta foi implantado recentemente e já alcançou grandes resultados.
“No dia 30 de abril, refletimos sobre a importância da saúde do trabalhador. Este momento, é simbolizado pelo apagar das luzes de abril de 2024, em que pela primeira vez na história da SEASDH destacamos a presença do Nast [Núcleo de atenção à Saúde do Trabalhador], cujo trabalho, embora realizado por um grupo pequeno, possui uma dimensão incalculável. Reconhecemos a necessidade de fornecer um apoio significativo ao Nast, garantindo recursos e mecanismos adequados para a realização efetiva de suas atividades e cumprimento de seus objetivos”.
Dados do Nast da SEASDH foram destacados durante a apresentação, como o alcance nos atendimentos, que totalizam 1.540 pessoas, fornecendo uma média mensal de 385 servidores atendidos. Além disso, 439 pessoas realizaram a verificação da pressão em cinco meses, com uma média de 104 por mês.
Segundo o diretor regional do Cerest, José Antônio Cordovil, vários acontecimentos históricos foram necessários para se conquistar a saúde do trabalhador no Brasil .
“Quando a gente cria a OIT lá em 1959, que é a Organização Nacional do Trabalho em função da figura do trabalhador no chão de fábrica na Europa. Essa luta em relação à dignidade dessa figura humana que faz a economia acontecer para o trabalhador, ela tem um histórico no arca-bolso. Quando a gente inaugura o sistema único de saúde do Brasil, que é o SUS, e tem da vacina ao transplante, que é 7% do PIB, e nele está ancorado na constituição no artigo 200 sobre a saúde do trabalhador e da trabalhadora”, explica.
A diretora do Departamento de Humanização da Sesacre, responsável pelos 22 núcleos do Acre, Geane Rodrigues, destacou mais um importante passo na saúde do trabalhador do governo do Estado junto à Secretaria de Administração (Sead).
“Estão estruturando uma clínica para atender todos os servidores estaduais, de todas as secretarias, que está na fase de implantação, de licitação, para poder estruturar o ambiente físico para a gente começar os atendimentos. E isso é um avanço muito grande para a saúde do trabalhador. Então, parabenizar o nosso governador por ter essa sensibilidade de olhar para gente, e acolher o trabalhador”, ressalta.
As atividades também contaram com a parceria da Universidade do Amazonas (Unama) na realização de testes rápidos, e da Seagri.