Governo do Estado pede colaboração do Ministério Público para o caso de médicos faltosos

MPE vai encaminhar pedido para apuração dos profissionais que faltaram aos plantões

Em continuidade à visita que fez na quinta-feira,10, ao Conselho Regional de Medicina (CRM) para notificação dos médicos que faltaram aos plantões no carnaval, a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, esteve na manhã desta sexta-feira, 11, no Ministério Público Estadual (MPE), para pedir a colaboração do órgão no sentido de resolver a questão e coibir a atitude para que não volte a acontecer.

Ao todo, 14 profissionais deixaram de comparecer ao trabalho em algum momento do seu plantão. “Desde primeiro de janeiro, o governo tem uma política de saúde ostensiva e o governador decretou tolerância zero com esse tipo de atitude”, declarou Melo durante o encontro.

A secretária entregou ao procurador-geral do MPE em exercício, Flávio Augusto Siqueira, um pedido formal para que o caso seja apurado, uma vez que o MPE zela pelos direitos fundamentais do cidadão e nenhum dos 14 profissionais apresentou justificativa. “A preocupação do governo é a mesma nossa: prestar um serviço de qualidade à população”, disse o procurador em exercício.

Em visita ao CRM, a secretária pediu ainda à presidente do CRM Dilza Ribeiro que verifique a veracidade de atestados entregues por alguns médicos em outras situações. Melo já abriu processo administrativo disciplinar (processo de sindicância), e com essa visita completa todas as medidas cabíveis: do ponto de vista ético (CRM), administrativo (Sesacre) e constitucional (MPE). Daqui a aproximadamente 30 dias, a secretária deve cobrar uma resposta a esses órgãos.

“Estamos aqui para servir a população e não a uma minoria que não tem compromisso”, finalizou a secretária, fazendo questão de frisar novamente que, segundo o Código de Ética, escrito pelos próprios médicos, faltar ao plantão, constitui falta grave.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter