O governo do Acre participou nesta sexta-feira, 10, do 1° Encontro Regional dos Prefeitos do Purus-Envira, realizado em Sena Madureira. O evento discutiu a formação de consórcios visando o desenvolvimento dos municípios. Foram debatidas questões das áreas de infraestrutura, saúde, segurança pública e meio ambiente.
O titular da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Cirleudo Alencar, foi o representante do governo do Estado. De acordo com o secretário, a finalidade dos consórcios é fortalecer a estrutura administrativa e financeira dos municípios com o governo federal, estendendo novas linhas para financiar projetos conjuntos que atendam as regionais.
“O governador Gladson Cameli determinou que transmitíssemos, aos prefeitos, a mensagem de que todos podem contar com o Estado. O governo quer melhorar a vida das pessoas, ajudando a trazer mais recursos para os municípios que tanto precisam e dependem de uma arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e dos convênios feitos com o Estado”, ressaltou.
O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, afirmou que foram debatidas as problemáticas das regionais. “Estamos buscando parcerias com o Estado, governo federal e bancada federal, para encontrar soluções que façam a diferença”, frisou.
O senador Alan Rick enviou um vídeo com uma mensagem aos participantes. “Contem com o apoio da bancada federal do Acre. Trabalharemos pela melhor solução, seja a criação de um ou mais consórcios para resolver de vez a situação dos aterros sanitários e demais pautas”, afirmou.
A importância do encontro foi reforçada pelo senador Márcio Bittar, também em vídeo exposto durante o evento. “Parabenizo a iniciativa que vai na direção de que é necessário dar enfrentamento a problemas históricos e coloco meu gabinete a serviço do Acre”, disse.
Também participaram do encontro representantes dos municípios de Tarauacá, Jordão, Feijó, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Bujari e Manoel Urbano, bem como da Associação dos Municípios do Acre (Amac) e de parlamentares estaduais e federais e diversas instituições.