Governo do Estado participa de evento internacional sobre bioeconomia no Pará

A formulação de políticas eficazes que cumpram o desafio essencial de fortalecer a bioeconomia e o uso sustentável das riquezas naturais da Amazônia é tema do evento internacional Inovação, Finanças & Natureza, realizado nesta quinta-feira, 10, em Belém (PA).

Uma comitiva do governo do Estado, com representantes das secretarias da Fazenda (Sefaz), de Planejamento (Seplan) e de Produção e Agronegócio (Sepa) participam do encontro promovido pelo Consórcio Amazônia Legal, em parceria com a Nature Finance, intitulado Uma Concertação pela Amazônia e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apoio do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Comitiva do governo do Estado em evento internacional sobre bioeconomia no Pará. Foto: Ascom/Sefaz

Sustentabilidade e transformação econômica

O papel da tecnologia na promoção da bioeconomia e na redução dos custos de transação abriu um dos painéis de debate, abordando as plataformas para acessar mercados e tecnologia baseada em dados para evidenciar o valor da biodiversidade.

Também entrou em pauta a geração de insights acionáveis e a promoção de estratégias colaborativas entre bancos de multidesenvolvimento (MDBs) e bancos privados de mais instituições financeiras para estimular a bioeconomia da Amazônia.

O papel da tecnologia na bioeconomia foi um dos destaques do evento. Foto: Reprodução internet

A intenção é destacar as práticas inovadoras de sustentabilidade para impulsionar o crescimento econômico, preservar a biodiversidade e reduzir as mudanças climáticas, ao passo que promove o desenvolvimento sustentável e a transformação econômica.

Nesse cenário de engajar esforços para potencialização bioeconômica da Amazônia, priorizando a conservação e o uso sustentável de seu capital natural, o governo do Estado busca levar colaborações para o desenvolvimento sustentável em tecnologia e inovação, com perspectivas sobre bioeconomia, cooperação entre os diversos atores do governo, como setor privado, finanças e sociedade civil.

Representam o Estado no evento o secretário Amarísio Freitas (Sefaz), acompanhado do auditor da Receita Ernandes Negreiros; Ricardo Brandão, gestor da Seplan e Edivan Azevedo, da Sepa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter