Aula inaugural foi realizada nesta terça-feira, 22, no auditório do Sest/Senat
Para se somar às atividades alusivas à comemoração ao Mês da Mulher, teve início na terça-feira, 22, no auditório do Sest/Senat, um curso de mecânica para mulheres, fruto da parceria entre o Detran, a Secretaria de Políticas para Mulheres e o Sest/Senat.
Intitulado “Mecânica com Batom”, o curso oferece noções básicas de mecânica de motos. Além disso, foi anunciada pela secretária de Políticas para Mulheres, Concita Maia, uma parceria com a Secretaria de Pequenos Negócios. Através dessa aliança, pretende-se, no fim do curso, montar uma oficina mecânica, onde as alunas vão poder trabalhar os conhecimentos adquiridos e obter autonomia econômica.
“Para nós, é um desafio grande entrar nesse universo. Buscamos unir algo do mundo masculino com algo do mundo feminino e queremos fazer desse curso um trampolim para muitos outros que virão”, afirmou Concita.
Representando a prefeitura de Rio Branco, a coordenadora Municipal da Mulher, Rose Scalabrin, falou da importância dessa parceria para oportunizar uma nova profissão para mulheres, além de ser a transposição de uma barreira que separa os gêneros. “A mulher acreana é guerreira, arregaça as mangas e mostra que é apta”, afirmou a coordenadora.
Já a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, destacou a importância da mulher dentro da sociedade e do seio familiar. “Em nossas jornadas múltiplas, muitas de nós, além de servidoras, ainda desempenhamos os papéis de mães, donas de casa e, muitas vezes, provedoras do sustento de nossas famílias. E ainda assim, mesmo enfrentando essa árdua batalha do dia-a-dia, nunca abrimos mão da sensibilidade e da ternura da alma feminina”, disse Carvalho.
O deputado estadual Eduardo Farias parabenizou aos organizadores pela ousadia do curso. “Tenho por essa luta um orgulho muito grande”, disse em seu discurso. Por fim, o diretor do Sest/Senat, Josimar Coelho, destacou a importância de ofertar parcerias e também de fortificar as já existentes, como a já celebrada com o Detran.