As Secretarias Estaduais de Saúde e do Meio Ambiente lançam nesta terça, 5, o Projeto Nascer Plantar. A ideia é que para cada bebê nascido na Maternidade Bárbara Heliodora, uma árvore seja plantada. Serão doadas sementes aos pais para que plantem e cuidem até que a criança tenha condições de cuidar de sua própria árvore.
Leia mais |
O Projeto será lançado no dia 05 de junho, às 8 horas, na Maternidade Bárbara Heliodora quando haverá um plantio de açaí no Parque da Maternidade simbolizando as crianças nascidas nos dias 3,4 e 5 de junho de 2012. Também terá a entrega de um kit semente para cada mãe que estiver com seu recém nascido. Estarão presentes a secretária estadual de Saúde, Suely Melo, e o secretário estadual do Meio Ambiente , Edegard de Deus.
O Projeto Nascer Plantar é uma estratégia do Programa Estadual de Arborização Urbana para o reflorestamento urbano e consequente redução dos gases de efeito estufa, estabilização microclimática e redução das ilhas de calor. As atividades estão sendo realizadas por um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) conforme Art. 1º do decreto nº 3.038 de 23 de dezembro de 2011.
O objetivo do programa é promover e melhorar a qualidade de vida das cidades do Estado do Acre através dos efeitos benéficos ambientais e paisagísticos da arborização, de forma que todas as ações nesse sentido obedeçam às orientações técnicas estabelecidas. A arborização pode ser feita em quintais, calçadas, parques e praças.
Estudos realizados pela Universidade Federal do Acre (Ufac) sobre incidência de radiação solar na cidade de Rio Branco comprovam que na escala de 0 a 14 a cidade encontra-se com a taxa máxima de radiação solar, entre 13 e 14. Este estudo demonstra a importância da arborização urbana, sendo ela a causadora da diminuição deste índice.
Outro aspecto relevante é a contribuição à nutrição da população, uma vez que a execução deste projeto estimulará o consumo de fruta funcional, tornando a alimentação da população mais saudável, por meio do plantio de árvores frutíferas nos quintais.
As árvores frutíferas também servem de alimentação para a fauna urbana, mantendo o equilíbrio e a harmonia desse ecossistema. É através delas que mamíferos, aves, répteis e anfíbios adquirem os frutos, as flores, o néctar.