Em toda sua história, Cruzeiro do Sul nunca teve um programa de recuperação de ramais e construção de pontes e bueiros como o que agora está sendo iniciado pelo governo do Estado. O planejamento completo da ação foi feito conjuntamente com os trabalhadores rurais. O governo vai recuperar todos os 582 quilômetros de ramais, com investimentos que somam R$ 2 milhões, e ainda construir pontes e bueiros nos pontos críticos dos ramais mais importantes, na ordem de R$ 2,3 milhões.
O pontapé inicial dos serviços foi dado na sede do Deracre, com a presença de dezenas de trabalhadores rurais, presidentes de associações e sindicatos. O vice-governador César Messias participou do ato e assinou duas ordens de serviço para que a empresa contratada comece os trabalhos de construção das pontes e bueiros.
Messias fez uma breve explanação dos investimentos do governo na zona rural e destacou a parceria com os sindicatos e associações de trabalhadores no planejamento das ações. “Graças a Deus neste ano fizemos um planejamento melhor. Estamos no início do verão com as máquinas recuperadas e o Deracre está pronto para iniciar a recuperação dos ramais de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.”
De acordo com o vice-governador, em outros anos eram utilizadas duas patrulhas, mas neste ano serão utilizadas quatro – duas nos ramais situados à margem esquerda do Rio Juruá e outras duas no Projeto Santa Luzia, na margem direita. “Se Deus quiser, até setembro estaremos com os ramais recuperados e as pontes e bueiros construídos.”
O coordenador do programa de ramais em Cruzeiro do Sul, Valdemir Neto, informou que a partir de amanhã as máquinas estarão nos ramais e serão montados acampamentos para não haver perda de tempo com deslocamentos. Segundo ele, além da recuperação de ramais e da construção de pontes e bueiros, serão pavimentados doze quilômetros – dez no Ramal 3, do Projeto Santa Luzia, e dois no Ramal do Canela Fina. Além disso, também serão abertos alguns quilômetros de ramais na localidade denominada Boa Hora, que fica situada no Alto Rio Campinas.
Leia Mais Programa de recuperação de ramais chega ao Catuaba Programa de Recuperação de Ramais chega ao Moreno Maia Programa de Recuperação de ramais chega ao Projeto de Assentamento Itamaraty |
Avaliação – O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul (STR), João Silva Nascimento, avaliou como positiva a decisão do governo: “Isso é tudo o que esperávamos. Estamos aqui fazendo este ato público para apresentar as máquinas e começar os trabalhos nos ramais para beneficiar nosso povo tão sofrido que vive isolado”. Para ele o fato de o trabalho estar começando mais cedo é providencial, pois os ramais ficam mais compactados e demoram mais tempo para deteriorar.
“Temos que agradecer à atitude do governo, porque um ato desses garante o sustento dessas pessoas, que têm que escoar sua produção do meio da mata”, disse Nascimento. Para o presidente do STR, o ato serve para tirar alguma dúvida que ainda possa existir. “Ainda tem gente que diz que isso não vai acontecer, como diziam quando a ponte do Juruá estava sendo construída. Hoje a ponte já está quase fazendo o primeiro aniversário.”
Darci Mendes, presidente da Associação do Igarapé Branco, situada no Ramal 3 do Projeto Santa Luzia, prestigiou o ato e falou de sua satisfação: “Todos os agricultores do Vale do Juruá estão satisfeitos. Acho que em toda a história do Brasil nunca aconteceu uma atitude dessas, uma decisão tão bem tomada como essa do governador Tião Viana. A gente sabe que é uma sequência de melhorias que começou com o governo de Jorge Viana e continuou com o Binho [Marques], mas o governo do Tião é diferente. Ele fala a língua do trabalhador, é um governo que entende as nossas necessidades e que está trabalhando sem limites.”