Governo do Estado incentiva pequenos empreendedores no Vale do Juruá

Secretaria dos Pequenos Negócios atua na formação de cooperativas, na capacitação e identificação de atividades

001_001_999s8s.jpg
002_001_9987s.jpg

No último fim de semana, os participantes da cooperativa da Lagoa e do Miritizal fizeram curso de empreendedorismo (Foto: Onofre Brito)

A Secretaria de Pequenos Negócios (Sepen) promove uma série de atividades no Vale do Juruá. Entre elas os destaques são assessoria para criação de uma cooperativa de trabalhadores nos bairros da Lagoa e Miritizal, apoio à Associação Biojoias do Juruá, criação de cooperativa em Mâncio Lima e a triagem e mapeamento junto às associações de moradores de Cruzeiro do Sul para incentivar os pequenos negócios.

No fim de semana, os participantes da cooperativa da Lagoa e do Miritizal fizeram o curso de empreendedorismo. Eles já tinham participado de um curso de cooperativismo e agora aguardam a próxima fase, em que terão os cursos técnicos. A cooperativa, denominada Cooperforte, tem 38 cooperativados, que vão trabalhar em três áreas: produção de lanches, estética e beleza e produção de palhetas de alumínio.

Assim que tiverem concluído os cursos técnicos, eles receberão da Sepen um kit de trabalho. Onze pessoas que trabalham na área de lanches vão se unir e montar uma lanchonete. Segundo a presidente da Cooperforte, Maria do Socorro Cabral de Souza, os moradores dos dois bairros estão entusiasmados com a ação da secretaria, pois estão vendo surgir oportunidades de geração de emprego e renda. Ela disse que a cooperativa está em busca de um local para instalar a lanchonete. A boa notícia, segundo Marcelo Ribeiro, da Sepen, é que o governo já disponibilizou um espaço para o funcionamento da cooperativa situado no bairro Cobal, onde estava localizado o Centro de Referência Vitória Régia.

Em Mâncio Lima a ação foi feita no sentido de mobilizar as pessoas que trabalham no setor de óleos vegetais. O município já tem a experiência de Manoel Lima, que já há muito tempo produz sabão e sabonete utilizando matéria-prima regional. A nova cooperativa pretende produzir, além de sabão e sabonete, cera, cremes hidratantes e repelentes. A cooperativa vai contar com uma despolpadeira e receber o apoio do governo por meio da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), além dos equipamentos.

Outro importante trabalho vem sendo feito junto às associações de moradores de Cruzeiro do Sul, com apoio direto da União Municipal de Associações de Moradores (UMAM). Por ora, o trabalho feito pelos presidentes de associações refere-se à  identificação de pequenos negócios que podem ser incentivados em cada bairro. Segundo Marcelo Ribeiro, esse trabalho, em médio prazo, poderá beneficiar entre 400 e 500 pessoas em diversos bairros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter